O governo alemão pode cancelar o registro de diversos veículos a diesel do Grupo Volkswagen. A ação visa os modelos que não tiverem passado por recall para conserto no sistema de emissão de poluentes.
Esses carros são os envolvidos no caso que ficou conhecido como Dieselgate. A Volkswagen os vendeu com um chip para “enganar” os testes de emissões de poluentes. Por causa do dispositivo, nos ensaios eles emitiram menos poluentes que a realidade.
Em todo o mundo, cerca de 11 milhões de carros a diesel das marcas da Volkswagen receberam o chip.
Cerca de 5,5 milhões de carros já foram consertados, sendo 1,8 milhão somente na Alemanha. O recall, no entanto, enfrenta resistências de muitos proprietários. Eles temem que, após as modificações, os carros fiquem mais lentos e com consumo de combustível mais alto.
Os carros envolvidos são das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat que poderão perder o registro já a partir de agosto. Seus donos, inclusive, serão obrigados a pagar pelos custos do processo de perda de registro a ser movido pelo governo alemão.