A Audi revelou no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o novo membro da família R8, o R8 RWS, ou Rear Wheel Series, uma edição limitada a 999 unidades, nas versões cupê e conversível, equipado com tração traseira no lugar da integral padrão.
O carro é baseado no R8 LMS, que é a versão de competição do esportivo de Ingolstadt e ficou 50 quilos mais leve que o R8 Quattro, com 1.590 kg na versão cupê. Na conversível Spyder, ele tem 40 kg a menos, com um total de 1.680 kg.
A potência vem do mesmo V10 5.2 aspirado que rende 540 cv e 55 mkgf. O modelo recebeu ainda ajustes de chassi e nova calibragem de suspensão para lidar com toda a potência sendo entregue apenas nas rodas traseiras.
Quem não se empolga em desligar toda a ajuda eletrônica do R8 RWS, a Audi criou um modo “Drift”, no qual permite derrapagens controladas. Para isso, basta escolher o modo de condução Dinâmico e colocar o controle de estabilidade no modo esportivo, assim ele entra em funcionamento apenas no limite da derrapagem.
Visualmente, o modelo tem rodas de 19 polegadas na cor preta com medidas 245/35 na frente e 295/35 atrás. As grades na frente e na traseira do carro têm acabamento em preto fosco, enquanto as entradas de ar laterais (presentes no Coupé) são em preto brilhante.
Como opcional, o consumidor pode levar a faixa vermelha que atravessa o carro e que é uma marca da divisão da Audi Sport. Por dentro, há bancos esportivos revestidos de couro e alcantara. O comprador pode optar ainda por bancos do tipo concha. No painel há uma plaqueta com o número da edição.