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BMW Série 4 conversível tem novidades no Brasil
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BMW Série 4 conversível tem novidades no Brasil

Modelo ganhou mais tecnologia e retoques no visual; tabela parte de R$ 294.950

Redação

18 de set, 2017 · 2 minutos de leitura.

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BMW 430i Cabrio 2018 - Foto: BMW
Crédito:

A BMW começou a vender no Brasil a linha 2018 do 430i Cabrio Sport. O conversível ganhou algumas mudanças, como novas rodas de 19 polegadas, materiais no interior e itens como faróis de LED e Apple CarPlay na central multimídia. O preço não mudou em relação à linha 2017 e o modelo custa R$ 294.950.

Sob o capô, o modelo traz um 2.0 turbo com 252 cv e 35,4 mkgf entregues às rodas traseiras. O câmbio é sempre automático de oito marchas. O conjunto ainda é capaz de levar o conversível de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Além das novidades, o 430i traz comodidades como ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro, partida por botão com chave presencial e GPS. Há ainda um sistema que desconecta a transmissão do motor quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 45 e 130 km/h para economizar combustível.

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O sistema multimídia ainda tem HD de 20 gb para armazenamento de arquivos e conexão com serviços de emergência (em caso de acidentes), notícias online, trânsito em tempo real para o navegador e até serviço de concierge.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.