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Lifan X60 automático chega às lojas
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Lifan X60 automático chega às lojas

Linha 2018 tem mudanças no visual e nova transmissão CVT para versão de topo do SUV; preços partem de R$ 67.990

Redação

23 de set, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Lifan
Lifan X60 2018
Crédito:Lifan/Divulgação

A Lifan enfim mostrou o X60 com câmbio CVT no Brasil. O modelo faz parte da linha 2018, que também passou por mudanças sutis no visual. O modelo agora parte de R$ 67.990 para a versão de entrada Talent.

O utilitário ganhou uma nova frente, com grade e faróis reformulados. Agora, há LEDs diurnos na parte de baixo do parachoque. A peça tem novos contornos e abriga também faróis de neblina. O parachoque traseiro também mudou, ficando ligeiramente mais encorpado.

Mas a maior novidade está no trem de força. O câmbio CVT, de relações contínuas, equipa a versão de topo Vip do modelo (vendida por R$ 77.990). A transmissão também pode simular seis marchas num modo manual selecionado na alavanca.

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O 1.8 de 128 cv e 16,8 mkgf não mudou. Na versão de entrada, o câmbio é manual de cinco marchas.

Por dentro, o X60 tem itens como central multimídia, bancos de couro, trio elétrico e ar-condicionado. A versão Vip adiciona, além do câmbio CVT, teto solar e rodas de 18 polegadas (são de 17″ na Talent).


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.