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Confira as primeiras imagens do Toyota Yaris brasileiro
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Confira as primeiras imagens do Toyota Yaris brasileiro

Um dos mais importantes lançamentos da história da Toyota no Brasil, Yaris começa a ser produzido no segundo semestre de 2018

Tião Oliveira

25 de set, 2017 · 4 minutos de leitura.

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toyota yaris
Yaris
Crédito:Com o novo carro, Toyota pode ganhar vantagem na briga pelo quarto lugar do ranking de vendas (Fotos: Toyota)
toyota yaris

A Toyota confirmou nesta segunda-feira (25) a produção do Yaris no Brasil. O novo carro será feito a partir do segundo semestre de 2018 em Sorocaba (SP) onde já é fabricado o Etios. Com ele, a marca finalmente preencherá a lacuna entre esse  modelo e o Corolla.

Inicialmente deverá ser feita a versão hatch do Yaris. Ela trará o mesmo motor 1.5 da linha Etios. A expectativa é que preço seja de cerca de R$ 60 mil, para concorrer com as versões mais caras de Argo, Polo e HB20, entre outros. O Fit também deverá ser concorrente.

A versão sedã virá em seguida e terá entre os principais rivais o três- volumes do Argo e o Virtus. Este utilizará a mesma base do Polo. Ambos serão lançados no Brasil no primeiro trimestre de 2018.

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O Yaris brasileiro não terá a plataforma TNGA, que está no modelo recém-lançado na Tailândia, mas a do carro antigo. A nova base só estreará  no País  na próxima geração do Corolla, que deve chegar em 2019.

A chegada da TNGA ao Brasil criará a possibilidade de fabricação por aqui de modelos como o híbrido Prius e o C-HR. O utilitário-esportivo foi mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel, no ano passado.

 


Toyota Yaris brasileiro
Modelo deverá brigar com Fit e versões mais caras de Onix, HB20, Argo e Polo

 

A produção do Yaris será fruto de investimentos de R$ 1 bilhão na planta de Sorocaba. Outros R$ 600 milhões serão aplicados na ampliação da fábrica de motores de Portor Feliz (SP).


Inaugurada em maio de 2016, a unidade produz os motores 1.3 e 1.5 que equipam a linha Etios.

 

EXPECTATIVAS PARA O NOVO PRODUTO


Com a ampliação da planta de Porto Feliz, a capacidade produtiva passará de 108 mil para 174 mil motores por ano. Se todos esses propulsores forem dedicados ao Yaris, serão 66 mil exemplares da linha (hatch e sedã) por ano.

Isso significa 5,5 mil unidades por mês. Como um volume é dedicado à importação, a estimativa de vendas no País pode ficar entre 4 mil e 4,5 mil exemplares por mês.

O número é capaz de dar vantagem à Toyota na briga com Hyundai e Ford pelo quarto lugar do ranking de vendas.


 

VEJA TAMBÉM: 5 RAZÕES PARA COMPRAR E 5 PARA NÃO COMPRAR O ARGO

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.