O Kwid teve uma das estreias mais avassaladoras dos últimos tempos. Em seu primeiro mês cheio de vendas, o Renault já somou 7.570 emplacamentos (de 1º a 25 de setembro).
Com isso, o Kwid passa a ser o segundo carro mais vendido do Brasil. No mês, ele soma 805 unidades emplacadas a mais que o HB20, o tradicional vice-líder.
O bom desempenho, porém, pode ser resultado da forte pré-venda. Para atender os clientes que compraram o carro antecipadamente, a Renault entregou 8 mil exemplares nas concessionárias no decorrer do mês passado.
De acordo com fontes, a maior parte desses exemplares estão sendo emplacadas neste mês. Com isso, outubro pode demonstrar um parâmetro mais fiel de qual será o real desempenho do Kwid.
As mesmas fontes informam que a meta não é vender 8 mil exemplares por mês. O número será menor.
Por outro lado, conforme um especialista de mercado, um começo bom pode incentivar o cliente a comprar o carro. Se op Kwid rapidamente passar a se proliferar nas ruas, o consumidor o enxergará como um grande sucesso. Casos semelhantes já ocorreram no passado – um exemplo é o Fiat Tipo.
Nos últimos tempos, apenas um modelo teve um sucesso tão avassalador quanto o do Kwid. Em seu mês de estreia, o Jeep Compass foi o carro mais vendido de todo o segmento de utilitários-esportivos.
VENDAS PARCIAIS: OS MAIS EMPLACADOS DE 1º A 25 DE SETEMBRO
A liderança do mercado brasileiro, como já é praxe, ficou com o Onix no período de 1º a 25 de setembro. O Chevrolet teve 12.901 unidades emplacadas. o Kwid foi segundo e o HB20, terceiro (6.765 exemplares vendidos).
A quarta colocação foi ocupada pelo Ford Ka (5.728). O Gol ficou com o quinto lugar (4.756), seguido por Prisma (4.539) e Corolla (4.430).
O Fox surpreendeu com 4.121 exemplares vendidos e uma boa oitava colocação. A Strada foi nona (3.520) e o Argo, décimo (3.170).
VEJA TAMBÉM: DEZ SURPRESAS DO RANKING DE VENDAS
Renault Sandero
O ranking de vendas de agosto trouxe algumas surpresas. Algumas delas foram positivas. Outras, nem tanto. Esse é o caso do Sandero, que deu uma bela despencada na lista: foi da quarta posição em julho para a sétima em agosto.
BMW X1
Entre os SUVs de luxo, pela primeira vez no ano ele foi o mais vendido. Somou 417 emplacamentos.
Fiat Argo
No varejo, modalidade que reúne vendas para pessoas físicas, a maioria feita em concessionárias, ele foi o sexto mais vendido de agosto. O resultado é muito bom, pois as vendas no varejo são as que mais refletem o verdadeiro "gosto do povo". No ranking geral, ele ainda é 17º. Como trata-se de um carro novo, ainda não tem volume suficiente no atacado.
Chevrolet Cruze Sport6
Em um segmento que está em baixa, ele teve seu melhor resultado do ano, com 847 emplacamentos. Assim, dispara na liderança no acumulado do ano, com 4.748 unidades vendidas, ante as 3.108 do Golf, segundo colocado.
Jeep Compass
Do primeiro lugar em vendas nos últimos dois meses, o carro caiu para a quarta posição de seu segmento em agosto.
Audi Q3
Entre os carros de marcas de luxo, ele vinha ocupando o posto de mais vendido durante a maior parte do ano. Em agosto, foi apenas o quarto colocado.
Mercedes Classe C
Já o sedã teve ótimo desempenho. Foi o carro de luxo mais vendido e o sexto mais emplacado entre os sedãs médios, com 624 unidades vendidas.
Chevrolet Onix
O líder de vendas teve o melhor mês de sua história. Com mais de 16 mil emplacamentos, vendeu mais que a soma do segundo e terceiro colocado juntos - HB20 e Ka, respectivamente.
Jeep Renegade
Após meses amargando posições entre a quarta e a quinta do segmento, foi o SUV mais vendido em agosto. Emplacamentos foram impulsionados por vendas no varejo.
Chevrolet Prisma
Foi o quarto carro mais vendido em agosto. De uma só vez, ultrapassou Sandero e Gol.