Você deixa o carro estacionado sob uma árvore ou fios de tensão e, ao voltar, percebe que alguma ave incauta deixou uma “lembrancinha” na lataria. Pois saiba que, se não forem lavadas logo, as fezes de animais podem danificar permanentemente a pintura da carroceria, o que pode demandar retoque ou mesmo repintura completa da peça.
O mesmo ocorre se pequenos frutos que caem de árvores ou aquelas infiltrações de lajes, comuns na garagem de prédios, danificarem a pintura.
Para evitar que os danos se tornem permanentes, lavar a parte afetada rapidamente é vital – não é preciso lavar o carro inteiro. “Faça isso de preferência em até 24 horas”, recomenda Alexandre de Barros, proprietário da WTC Express (3892-2197), na zona sul da capital. Segundo o empresário, se a sujeira ficar sobre a pintura por mais de três dias, os danos podem ser irreversíveis.
“Um polimento (a partir de R$ 150) pode ajudar, mas é grande a possibilidade de haver danos na pintura”, explica Barros. O procedimento atenua a mancha, mas pode não ser capaz de retirá-la.
Uma vez manchada a pintura, somente um retoque devolverá sua uniformidade. “Repintamos a parte afetada e aplicamos um novo verniz na peça inteira”. A intervenção parte de R$ 500 para partes menores, como para-lamas.
Para áreas grandes, como o capô, o preço parte de R$ 700. O custo também dependerá da cor da carroceria.
LAVAGEM
Até mesmo uma lavagem mal feita pode danificar a pintura. Se não for seca em seguida, as gotículas que ficam sobre a carroceria podem causar pequenas manchas, principalmente se o veículo ficar sob o sol.
Também é bom evitar a reutilização de panos na secagem. Se houver impurezas, podem arranhar a pintura.
VEJA TAMBÉM: CARROS BONS PARA ENFRENTAR O CALOR
1/9
SUZUKI JIMNY CANVAS
Cortar o litoral do Nordeste brasileiro, sentindo a brisa do mar no rosto entre uma duna e outra, é o programa perfeito se você tem este jipinho nas mãos. A configuração Canvas, com cobertura removível, vem em duas versões, 4All e 4Sport, com motor 1.3 16V de 83 cv e tração 4x4 com reduzida.
2/9
CITROËN E-MÉHARI
Já se o seu rolê de verão for na Riviera Francesa, poucas opções serão mais estilosas que esta releitura do icônico Citroën Méhari de 1968. O carrinho leva quatro pessoas, a carroceria vem em cores como turquesa e verde-limão e o motor é totalmente elétrico, de 67 cv.
3/9
MINI COOPER
Pequenino, fácil de estacionar e charmoso, tem capota de lona que leva 18 segundos para fechar, com operação elétrica. O motor quatro-cilindros gera 192 cv e o câmbio automático tem aletas no volante para quem prefere trocar as marchas manualmente.
4/9
RANGE ROVER EVOQUE CONVERSÍVEL
O visual arrebatador do Evoque ficou ainda mais chamativo na versão conversível, pioneira no segmento. Sob o capô, um motor 2.0 turbo de 240 cv, ligado a um câmbio automático de nove marchas, pode levar o carro até os 209 km/h de velocidade máxima.
5/9
FIAT 500 CABRIO
Se a grana está curta para um Mini Cooper Cabrio, um Fiat 500 Cabrio pode quebrar o galho. A cabine tem um adorável estilo retrô e a capota tem três estágios de recolhimento: até os bancos dianteiros, até o traseiro ou até o porta-malas. No mercado de usados, dá para achar versões com o motor 16V de 107 cv, bem mais esperto que o 8V de 88 cv, único ainda oferecido pela Fiat.
6/9
AUDI TT ROADSTER
Um esperto motor 2.0 de 230 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, um painel digital configurável bem legal e um acabamento de marca premium alemã. Com essa combinação, a diversão é certa.
7/9
JEEP WRANGLER SPORT
Taí um jipinho valente e versátil, que vai da praia à trilha sem fazer cerimônia. O para-brisa rebatível permite dirigir com o vento na cara, enquanto as portas removíveis facilitam nos momentos off-road. Ao mesmo tempo, a cabine tem acabamento bem cuidado. O motor V6 de 3,6 litros gera 285 cv.
8/9
CHEVROLET CAMARO
Para chegar "chegando", sem medo de fazer alarde, poucos carros são mais adequados que um Camaro conversível. Amarelo, é claro. E se sua balada for regada a sertanejo universitário, melhor ainda. Quando a coisa ficar séria, o motorzão V8 de 6,2 litros entrega 461 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.
9/9
PEUGEOT 308CC
Para gastar um pouco menos com um conversível, vale buscar uma unidade com alguns anos de uso, especialmente se for para rodar só de vez em quando ou no fim de semana. O Peugeot 308CC tem boa presença e o motor THP 1.6 turbo tem respostas bem divertidas. Com um pouco mais de paciência (e sorte), dá para desembolsar ainda menos dinheiro em um 206CC mais velhinho.