Quem contrata um seguro automotivo pode ter direito a serviços que vão muito além dos dedicados ao veículo. Boa parte das seguradoras oferece assistências diferenciadas, a maioria voltada para a casa do segurado. Há vários casos em que não há cobrança adicional por elas.
Os serviços mais comuns são os emergenciais, como chaveiro e reparo nas redes elétrica e hidráulica. A maioria das seguradoras oferece essas facilidades 24 horas por dia.Há também limpeza de calhas e instalação de quadros, entre outros.
Embora haja cerca de 30 empresas no País atuando no setor de veículos, algumas fazem parte do mesmo grupo. É o caso, por exemplo, da Azul e da Porto Seguro e da Mapfre e Banco do Brasil (BB).
Consultamos algumas das principais para saber quais extras elas oferecem.
Assistência técnica para as linhas branca e básica, além de computadores, é um dos destaques da Porto Seguro. O que nem todo cliente conhece é o “Cartório VIP”, que pode ser acionado em caso de sinistro do veículo e está disponível para o segurado e para o terceiro.
Funciona assim: um técnico da companhia busca a pessoa no local indicado, ajuda a separar a documentação necessária para o andamento do processo e a acompanha até o cartório.
Outras facilidades são os descontos em clínicas veterinárias e para espetáculos patrocinados pela companhia.
Para quem tem seguro de veículo da SulAmérica há desconto de 20% na contratação de uma primeira faxina. Os segurados também contam com bônus na compra de produtos diversos em cerca de 20 sites. Essa facilidade contempla itens como artigos esportivos, calçados e até remédios.
O serviço “VIP” da Tokio Marine inclui, como na maior parte das empresas, assistência residencial. Mas a companhia oferece higienização completa de carros resgatados de enchente.
QUANTO CUSTA
Tanto no caso da Porto Seguro quanto da SulAmérica, a maioria dos serviços adicionais é gratuita para quem tem apólice de seguro automotivo.
Segundo informações da Porto Seguro, alguns desses diferenciais podem ter limite máximo de utilização. Tudo depende do tipo de apólice contratada pelo segurado.
A Tokio Marine, por sua vez, informa que o chamado serviço “VIP” acrescenta 1,4% ao valor total cobrado pela apólice do automóvel.
DIFERENCIAIS DE ALGUMAS SEGURADORAS
Reparos hidráulicos e elétricos
Porto Seguro, SulAmérica e Tokio Marine
Reparos em eletrodomésticos
Porto Seguro
Limpeza de calhas
Porto Seguro, SulAmérica
e Tokio Marine
Chaveiro
Porto Seguro, SulAmérica
e Tokio Marine
Desconto na contratação de primeira faxina
SulAmérica
Desconto em site de compras
SulAmérica
Desconto em shows
Porto Seguro
Desconto em clínicas veterinárias
Porto Seguro
VEJA TAMBÉM: QUINZE MITOS AUTOMOTIVOS
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Lavar o motor
A prática não é mais recomendada por engenheiros, pois pode danificar componentes elétricos e eletrônicos que ficam no cofre do motor. Se a sujeira incomodar, procure ajuda especializada.
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Farol de neblina
Os faróis de neblina devem ser usados, como o nome diz, com neblina. Durante o dia, a lei agora pede que os faróis baixos sejam usados, portanto, eles não servem. À noite, são insuficientes para iluminar o caminho, já que têm luz mais fraca e difusa. Use-os sempre junto com os faróis principais. E não adianta colocar lâmpadas mais fortes, já que o facho do farol de neblina só faz criar um clarão incômodo e sem forma à frente do carro.
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Spray no fundo do carro
Borrifar produtos químicos na parte de baixo do carro é uma prática antiga, que não é mais necessária hoje em dia. Esses produtos podem atacar a borracha de mangueiras e terminais de suspensão e direção, diminuindo sua vida útil. Se estiver muito sujo, ou for algo incômodo ao dono do carro, é melhor lavar com água em alta pressão mesmo.
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Só água no radiador
Foi-se o tempo que era possível completar com apenas água o nível do radiador. A água da torneira pode contaminar o sistema, acelerando a corrosão dos componentes. Além disso, muitos motores trabalham a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, mesmo sob pressão no sistema de arrefecimento. Assim, um aditivo é indispensável ao funcionamento do propulsor.
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Passar na lombada freando
Se não deu tempo de frear o suficiente para passar numa lombada, evite transpô-la com o pé no freio. Reduza o quanto for possível antes, mas alivie o pé ao passar pelo obstáculo. Isso vai levantar a frente do carro e evitar raspões piores na parte de baixo do motor. Respire fundo e deixe a suspensão trabalhar.
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Não misturar gasolina e etanol no tanque
Há um mito de que não se pode misturar grandes quantidades de gasolina e etanol no tanque do carro. Isso não é verdade, visto que os sensores localizados na central eletrônica e as peças do sistema de combustível são todas preparadas para identificar e lidar com qualquer volume dos dois, permitindo que o carro funcione da melhor maneira possível
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Ponto morto não economiza mais combustível
Ao contrário do que se diz a crença popular, da época dos carros com carburador, colocar o carro no ponto morto, como é popularmente conhecido, não ajuda a economizar combustível. O sistema de injeção eletrônica continua enviando combustível, mesmo assim. Para conseguir economizar, basta tirar o pé do acelerador e aí o carro vai entender que não está sendo requisitado e injetar apenas o necessário para manter o motor funcionando
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Função do freio ABS não é reduzir espaço de frenagem
Há a crença de que os freios ABS ajudam a reduzir o espaço de frenagem. Isso pode até ocorrer, dependendo da situação, mas não é a sua função. O sistema evita o travamento das rodas em uma frenagem, permitindo ao motorista ter o controle do volante durante a operação e reduzindo o risco de acidentes.
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Acelerar o carro antes de desligar
Acelerar o carro antes de desligar também é um mito que caiu com o carburador. Havia a prática em carros carburados para tentar facilitar a próxima partida ao deixar a gasolina ou etanol na linha de combustível, reduzindo o esforço da bomba para puxar. O problema é o combustível que fica no cilindro e não é queimado retira o fio de óleo que envolve os pistões, gerando maior atrito na próxima partida e desgastando mais as peças
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Colocar o câmbio automático em neutro nas paradas
Ao contrário do mito, não é preciso colocar o câmbio em neutro nas paradas em semáforos. Ele não será sobrecarregado por, supostamente, querer acelerar enquanto você segura o veículo no freio. Enquanto o carro estiver ligado haverá lubrificação dos componentes e na verdade a troca de neutro para drive ou vice-versa o tempo todo, pode levar na verdade a um desgaste maior e prematuro dos tambores de acoplamento
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Pneu novo na frente ou atrás?
Pneus novos na frente ou atrás? Muitos pensam que, se for necessário trocar apenas dois pneus (em vez dos quatro), é melhor instalá-los no eixo traseiro. O correto, porém, é colocar a dupla nova na frente, porque são as rodas direcionais, e onde normalmente está a tração e o maior peso.
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Passar no radar em altíssima velocidade
Há quem diga que radares não conseguem detectar veículos em altíssima velocidade. Mas esse flagra feito pela Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, durante o fim de semana, prova o contrário: o registro mostra uma moto a 251 km/h.
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Gasolina premium não aumenta potência do carro
Gasolina do tipo premium aumenta a potência do carro? Não, é mito. Há motores, principalmente os mais avançados, que funcionam melhor com combustível de maior octanagem (como no caso da premium). Mas ela apenas permite que o motor renda o seu máximo. Na maioria dos motores, não faz nenhuma diferença.
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Não passe por lombadas na diagonal
Passar sobre lombadas na diagonal é melhor para o carro? Não, é mito. Esse tipo de manobra provoca uma torção desnecessária no monobloco do veículo, o que deve ser evitado. O melhor é passar com o carro na perpendicular, ou seja, com as duas rodas subindo na lombada ao mesmo tempo.
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Câmbio manual x câmbio automáticos/automatizados
Câmbio manual é melhor para quem gosta de desempenho? Não, é mito. Atualmente, há sistemas automatizados com dupla embreagem, capazes de fazer trocas mais rápidas do que um piloto profissional conseguiria em uma transmissão manual.