A General Motors planeja testar veículos de direção totalmente autônoma no começo de 2018. A informação é do governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo. Com os testes, será a primeira vez que carros deste tipo circularão em Manhattan.
O teste pretendido pela GM e pela unidade de direção autônoma, chamado de Cruise Automation, terá veículos autônomos de nível 4. O evento será um marco na história do Estado.
Os níveis definem o quão autônomo é um veículo. No nível três, ainda existe volante no carro e a necessidade de um motorista, casos haja algum problema. Já o nível 4 não precisa de um motorista na direção, enquanto no nível 5, o automóvel percorre estradas sem motorista, volante ou freios.
“Nova York é o desafio final para a tecnologia dos veículos autônomos. Nós temos ruas que são incomparáveis em complexidade, então é apropriado que a GM finalmente traga esta tecnologia para ser desenvolvida e testada”, afirmou o presidente do distrito de Manhatthan, Gale Brewer.
A General Motors e a Cruise Automation vão conduzir os testes na cidade com um engenheiro no banco do motorista. Ele vai monitorar a performance, junto com uma segunda pessoa no banco do passageiro.