A segunda geração do Nissan Leaf, que começa a chegar às concessionárias da marca no Japão, será vendida também no Brasil. Embora a marca não confirme, o hatch elétrico deverá desembarcar no País entre o fim do ano que vem e o inicio de 2019.
“Até agora, pouco foi feito no Brasil nesse sentido”, diz o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva. Mesmo assim, a marca vai investir fortemente nesse segmento e o Leaf é parte da estratégia.
“Queremos ser líderes em veículos elétricos na América Latina”, diz o CEO da Nissan para a região, José Luís Valls. De acordo com o executivo, outra prioridade para a marca é a conectividade. “Há um grande número de jovens no Brasil. E todos estão conectados”, afirma.
O Leaf de segunda geração recebeu atualizações significativas no visual e trem de força, cujo motor gera cerca de 150 cv. Agora, o elétrico tem autonomia para rodar cerca de 380 quilômetros sem que as baterias tenham de ser recarregadas.
Outro destaque do novo Leaf é o e-Pedal. O sistema permite que o motorista acelere, freie e mantenha o carro parado utilizando apenas o pedal do acelerador. Por meio do dispositivo, se o motorista quiser reduzir a velocidade a ponto de quase parar, por exemplo, basta tirar o pé do acelerador.
Siva lembra que a Nissan vem testando o Leaf no Brasil há bastante tempo. Desde meados de 2012, por exemplo, a cidade de São Paulo conta com uma frota de táxis do modelo da Nissan.
O “Projeto Piloto de Táxi Elétrico” é fruto de uma parceira entre a Prefeitura, a Nissan, a AES Eletropaulo e a associação de empresas de táxi do município. A marca japonesa arcou com todos os custos do projeto,. Incluindo a importação e manutenção dos carros, e os cedeu a empresas de táxi por meio de um contrato de comodato.
Ainda não há informações sobre preços, mas o Nissan Leaf, que deverá contar com benefícios fiscais, não deve sair por menos de R$ 150 mil. Como comparação, o híbrido Toyota Prius tem preço sugerido no País de R$ 126.600.
O jornalista viajou a convite da Anfavea