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Nissan voltará a vender o X-Trail no Brasil
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Nissan voltará a vender o X-Trail no Brasil

Posicionado acima do Kicks, SUV X-Trail chegará ao Brasil até 2019

Tião Oliveira, de Tóquio

27 de out, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Nissan X-Trail no Brasil
Nissan X-Trail no Brasil em 2018
Crédito:Foto: Nissan
Nissan X-Trail no Brasil

Sucesso de vendas da Nissan no País, o Kicks ganhará um “irmão” maior em breve. De olho nos clientes de modelos acima do utilitário-esportivo compacto, a marca voltará a vender o X-Trail no Brasil até 2019.

Aliás, o jipão deverá ser uma das estrelas do Salão do Automóvel do ano que vem.Sucesso de vendas da Nissan no Brasil, o Kicks ganhará um “irmão” maior em breve. De olho nos clientes de modelos acima do utilitário-esportivo compacto, a marca voltará a vender o X-Trail no País até 2019. Aliás, o jipão deverá ser uma das estrelas do Salão do Automóvel do ano que vem.

Questionado sobre se a marca faria um jipe menor que o Kicks, o CEO da Nissan para a América Latina, José Luiz Valls, disse que neste momento a empresa está mirando para cima, não para baixo. “Temos preferência por um produto que represente qualidade, força e robustez.”

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A favor do X-Trail pesa também o fato de o carro já ter sido oferecido no mercado brasileiro. Unidades do modelo vêm sendo flagradas nas imediações da fábrica da marca no Rio de Janeiro.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.