Novo pneu da Continental promete oferecer 20% mais quilometragem
Continental garante que novo modelo tem maior durabilidade quando comparado com pneus de outras marcas
Por
Lucas Baldez
17 de nov, 2017 ·
6m de leitura.
A Continental está lançando no Brasil um novo tipo de pneu, o PowerContact 2, que terá durabilidade 20% maior que os principais concorrentes, segundo a marca. Do aro 13 ao 16, com 14 medidas diferentes, o modelo será produzido na fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia, e estará disponível no mercado a partir de dezembro.
O preço do produto poderá variar de acordo com o local de comercialização. Porém, a estimativa da companhia é que o valor para uma unidade da dimensão 175/70R14 seja de R$ 300. A Continental garante que os preços estarão na média dos praticados pelo mercado e serão, no máximo, 5% superior ao do modelo anterior da marca.
A principal evolução em relação à primeira geração do PowerContact é a durabilidade. Com ampliação da área de contato da banda de rodagem com o solo, o pneu tem menor desgaste e permite mais tempo de utilização.
Segundo a empresa, o pneu foi testado em estradas de Norte a Sul do País. Ao todo, foram três anos de desenvolvimento e mais de um milhão de quilômetros rodados no Brasil e na Alemanha.
Aderência, ruído e segurança
Outro aperfeiçoamento do modelo está no quesito aderência ao solo. De acordo com a marca, o PowerContact 2 possui maior eficiência na frenagem tanto em piso seco quanto molhado. O pneu também absorve menos energia em forma de calor, minimizando a resistência ao rolamento.
Nos testes promovidos pela Continental, o modelo teve boa performance. Nas provas de slalom, por exemplo, o pneu da marca melhorou a estabilidade do carro. Já nas frenagens em piso molhado, os veículos com o novo modelo, a uma velocidade de 70 km/h, pararam entre 12 e 15 metros a partir da freada. Nas tentativas com um pneu concorrente, também em teste da Continental, o carro brecava entre 15 e 18 metros. Os sistemas de freios ABS e de controle e tração de estabilidade (ESP) foram desligados durante as avaliações para não mascarar os reais efeitos dos pneus.
Outra tecnologia implementada é destinada à redução da emissão de ruídos. De acordo com a marca, quando em contato com o solo, “as extremidades do pneu emitem ondas sonoras em sentidos opostos que tendem a se anular”.
Para a segurança, a Continental aprimorou o sistema de escoamento, que possui quatro canais na banda de rodagem para expulsar a água. Além disso, o pneu possui um indicador de alerta de desempenho em piso molhado e segurança em aquaplanagem. Com o desgaste natural dos pneus, o WWI (Wet Wear Indicator) informa ao motorista quando os sulcos da banda de rodagem atingem a profundidade de 3 milímetros, o mínimo necessário para um bom funcionamento na chuva, segundo a empresa.
Outro pneu para esportivos
A Continental também lançará no Brasil o pneu PremiumContact 6, destinado a veículos esportivos comercializados no mercado nacional. Disponível a partir do aro 15, o modelo será inicialmente importado, mas passará a ser produzido no País no ano que vem.
O pneu recebeu classificação “A” para aderência em piso molhado no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). A empresa informou que o modelo possui dirigibilidade e poder de tração maiores devido a tecnologias (Crystal Sílica e Macro-Blocks) que permitem maior área de contato com o solo nas curvas, mesmo em situações extremas.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE DURARAM MUITO E TIVERAM POUCAS GERAÇÕES
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Volkswagen Fusca
A versão original foi lançada na Alemanha em 1938, e permaneceu com as características básicas (carroceria, interior e motor traseiro refrigerado a ar) até 2003, no México. No Brasil, a produção começou em 1959, e duraria até 1986. Porém, voltou a ser produzido em 1993, mas parou novamente três anos depois. Além do modelo original, de motor refrigerado a ar, a Volkswagen lançou a segunda geração do carro, em 1997, baseado no Golf de geração 4. A terceira (e atual) geração foi lançada em 2011, sobre a plataforma do Golf 7.
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Volkswagen Fusca
A versão original foi lançada na Alemanha em 1938, e permaneceu com as características básicas (carroceria, interior e motor traseiro refrigerado a ar) até 2003, no México. No Brasil, a produção começou em 1959, e duraria até 1986. Porém, voltou a ser produzido em 1993, mas parou novamente três anos depois. Além do modelo original, de motor refrigerado a ar, a Volkswagen lançou a segunda geração do carro, em 1997, baseado no Golf de geração 4. A terceira (e atual) geração foi lançada em 2011, sobre a plataforma do Golf 7.
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Volkswagen Kombi
Primeiro Volkswagen a ser montado no Brasil, a Kombi estreou aqui em 1957, e permaneceu sem mudanças profundas até 2013, após 56 anos de produção ininterrupta. Teve versão de carga fechada (furgão) e aberta (picape), além da destinada a passageiros. Em 2006, trocou o motor 1.6 boxer a ar pelo 1.4 refrigerado a água, e permaneceu assim até sair de linha, com a série especial Last Edition.
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Toyota Century
O sedã de luxo da Toyota é vendido no Japão desde 1967, mas, embora tenha mudado muito em termos de tecnologia, mantém o visual conservador dos anos 60. Apesar de estar completando meio século de produção, o sedã acaba de estrear a terceira geração, que foi apresentada no mês passado. A primeira geração durou 30 anos (até 1997), e veio ao mundo com motor V8. A segunda (de 1997 a 2017) recebeu um 5.0 V12 de 280 cv, que só agora foi aposentado. O modelo de terceira geração recebeu tecnologia híbrida, sendo que o motor a combustão é um 5.0 V8. A potência total é de 400 cv.
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Toyota Century
O sedã de luxo da Toyota é vendido no Japão desde 1967, mas, embora tenha mudado muito em termos de tecnologia, mantém o visual conservador dos anos 60. Apesar de estar completando meio século de produção, o sedã acaba de estrear a terceira geração, que foi apresentada no mês passado. A primeira geração durou 30 anos (até 1997), e veio ao mundo com motor V8. A segunda (de 1997 a 2017) recebeu um 5.0 V12 de 280 cv, que só agora foi aposentado. O modelo de terceira geração recebeu tecnologia híbrida, sendo que o motor a combustão é um 5.0 V8. A potência total é de 400 cv.
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Land Rover Defender
Em 67 anos de produção (entre 1948 e 2016), o Land Rover Defender passou por poucas mudanças visuais. Inicialmente, o off-road era conhecido apenas como "90" ou "110", números que representavam a distância entre eixos, em polegadas. O nome Defender só foi adotado em 1989, para diferenciá-lo do novo modelo da marca britânica, o Discovery. Durante toda a sua vida, o Defender foi reconhecido pela robustez e extrema capacidade fora de estrada.
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Land Rover Defender
Em 67 anos de produção (entre 1948 e 2016), o Land Rover Defender passou por poucas mudanças visuais. Inicialmente, o off-road era conhecido apenas como "90" ou "110", números que representavam a distância entre eixos, em polegadas. O nome Defender só foi adotado em 1989, para diferenciá-lo do novo modelo da marca britânica, o Discovery. Durante toda a sua vida, o Defender foi reconhecido pela robustez e extrema capacidade fora de estrada.
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Fiat Uno
O compacto foi lançado pela Fiat em 1983, na Itália, e logo no ano seguinte ele passou a ser feito no Brasil. Permaneceu em produção até 2013, com poucas mudanças, até dar adeus com a série especial Gracie Mille (muito obrigado, em italiano), alusão ao nome Mille. A nova geração, que permanece em produção, foi lançada em 2010.
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Fiat Uno
O compacto foi lançado pela Fiat em 1983, na Itália, e logo no ano seguinte ele passou a ser feito no Brasil. Permaneceu em produção até 2013, com poucas mudanças, até dar adeus com a série especial Gracie Mille (muito obrigado, em italiano), alusão ao nome Mille. A nova geração, que permanece em produção, foi lançada em 2010.
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Land Rover Range Rover
O modelo topo de linha da marca britânica é caracterizado tanto pela longevidade (foi lançado em 1970) como pela ótima capacidade off-road. Em seus 47 anos de produção, teve até hoje apenas quatro gerações. A primeira durou 26 anos (até 1996), enquanto a segunda permaneceu até 2002. Após dez anos de vigência da terceira geração, em 2012 a empresa lançou o atual modelo, já há cinco anos no mercado.
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Land Rover Range Rover
O modelo topo de linha da marca britânica é caracterizado tanto pela longevidade (foi lançado em 1970) como pela ótima capacidade off-road. Em seus 47 anos de produção, teve até hoje apenas quatro gerações. A primeira durou 26 anos (até 1996), enquanto a segunda permaneceu até 2002. Após dez anos de vigência da terceira geração, em 2012 a empresa lançou o atual modelo, já há cinco anos no mercado.
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Mercedes-Benz Classe G
É um dos modelos de maior longevidade da Mercedes. O desenvolvimento começou em 1972, e o objetivo era fazer um veículo de uso militar. No entanto, a produção seriada só começou em 1979. Sempre foi caracterizado pelas linhas retas e pela excelente capacidade fora de estrada.
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Mercedes-Benz Classe G
É um dos modelos de maior longevidade da Mercedes. O desenvolvimento começou em 1972, e o objetivo era fazer um veículo de uso militar. No entanto, a produção seriada só começou em 1979. Sempre foi caracterizado pelas linhas retas e pela excelente capacidade fora de estrada.
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Jeep Wrangler
A Jeep acaba de apresentar imagens da quarta geração do Wrangler. O modelo, lançado em 1986, é herdeiro direto do Willys CJ, modelo originalmente desenvolvido para uso militar, caracterizado pela simplicidade, robustez e excelente capacidade off-road. Como seu antepassado, até hoje o Wrangler mantém a estrutura de carroceria sobre chassi, eixos rígidos na frente e atrás, portas removíveis e para-brisa rebatível.
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Jeep Wrangler
A Jeep acaba de apresentar imagens da quarta geração do Wrangler. O modelo, lançado em 1986, é herdeiro direto do Willys CJ, modelo originalmente desenvolvido para uso militar, caracterizado pela simplicidade, robustez e excelente capacidade off-road. Como seu antepassado, até hoje o Wrangler mantém a estrutura de carroceria sobre chassi, eixos rígidos na frente e atrás, portas removíveis e para-brisa rebatível.
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Chevrolet Camaro
Em 51 anos de história, o Camaro está atualmente na sexta geração, e mantém o ar retrô do modelo original, lançado em 1966. O esportivo teve quatro gerações entre o lançamento e 2002, quando deixou de ser produzido, por um período de oito anos. Em 2010, a montagem foi retomada, já na quinta geração, e no ano passado o modelo foi novamente reformulado.
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Chevrolet Camaro
Em 51 anos de história, o Camaro está atualmente na sexta geração, e mantém o ar retrô do modelo original, lançado em 1966. O esportivo teve quatro gerações entre o lançamento e 2002, quando deixou de ser produzido, por um período de oito anos. Em 2010, a montagem foi retomada, já na quinta geração, e no ano passado o modelo foi novamente completamente reformulado.
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Ford Mustang
A exemplo do concorrente e conterrâneo Chevrolet Camaro, o Mustang também nasceu na década 60, e igualmente está na sexta geração. A diferença é que o esportivo da Ford chegou dois anos antes, em 1964. O modelo criou a categoria dos "pony cars", cupês esportivos acessíveis, com capô longo e traseira curta. Na época do lançamento, o modelo custava US$ 2.368, o equivalente a R$ 7.700.
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Ford Mustang
A exemplo do concorrente e conterrâneo Chevrolet Camaro, o Mustang também nasceu na década 60, e igualmente está na sexta geração. A diferença é que o esportivo da Ford chegou dois anos antes, em 1964. O modelo criou a categoria dos "pony cars", cupês esportivos acessíveis, com capô longo e traseira curta. Na época do lançamento, o modelo custava US$ 2.368, o equivalente a R$ 7.700.
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Mercedes-Benz SL
A série SL surgiu em 1954, com o mítico 300 SL, e suas portas "asas de gaivota". Atualmente, o luxuoso roadster se encontra na sexta geração. Evoluiu em todos os sentidos, mas mantém a aura de exclusividade.
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Mercedes-Benz SL
A série SL surgiu em 1954, com o mítico 300 SL, e suas portas "asas de gaivota". Atualmente, o luxuoso roadster se encontra na sexta geração. Evoluiu em todos os sentidos, mas mantém a aura de exclusividade.