Você está lendo...
Ford carrega nas cores do Ka europeu
Notícias

Ford carrega nas cores do Ka europeu

Na Europa, Ford passa a oferecer o Ka em seis opções de pintura bicolor, com apelo chamativo

Redação

25 de nov, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Ka
Crédito:Ford Ka europeu ganha seis opções de cores, sempre com teto e outras partes pintados de preto. Foto: Ford

A Ford está lançando na Europa uma edição especial do Ka, chamada “Colour Edition”. Trata-se de uma edição que combina cores vibrantes. O objetivo é realçar o apelo jovem do carro. A montadora oferece seis opções de cores marcantes: amarelo, prata, branco, vermelho, cinza e dourado, sempre combinadas com teto preto.

Para realçar o contraste, além do teto, o Ka recebeu tom preto na grade dianteira, capas dos retrovisores, rodas de liga leve (aro 15), faixas laterais e aplique no para-choque traseiro.

A série traz também aerofólio traseiro e é equipada com motor Duratec 1.2 a gasolina de 85 cv.

Publicidade


Esse tipo de acabamento não está previsto para o Brasil, mas por aqui a novidade é ainda melhor: no primeiro semestre do ano que vem, a marca deve lançar o compacto com motor 1.5 de três cilindros e até 137 cv, além de transmissão automática de seis marchas. É o mesmo conjunto que estreou este ano no EcoSport (a notícia está aqui).

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.