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Ford inicia hoje a pré-venda do Mustang
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Ford inicia hoje a pré-venda do Mustang

Esportivo pode ser encomendado por R$ 299.900, com entregas a partir do final de março

Redação

11 de dez, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Ford Mustang GT
Crédito:Foto: Ford
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Prometido para o País desde a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, o Mustang está finalmente de malas prontas para o Brasil. Quem estiver interessado em comprar o modelo já pode encomendá-lo a partir de hoje por meio do hotsite www.mustangford.com.br, ou em uma concessionária Ford.

O esportivo será oferecido em versão única, GT Premium, de topo em sua gama, por R$ 299.900. A versão traz motor V8 5.0 de 466 cv, câmbio automático de 10 marchas com trocas manuais por aletas no colante e pacote de alta performance. A última geração recebeu atualizações na dianteira e painel digital configurável.

Para conseguir a reserva de uma das unidades do primeiro lote, o interessado terá de deixar um sinal correspondente a 10% do valor do carro. As primeiras unidades começarão a ser entregues aos novos donos no fim de março de 2018.

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Quem fizer o primeiro contato com a marca por meio do site será procurado por uma equipe de vendas dedicada exclusivamente ao Mustang, que conduzirá o processo de compra, com a configuração do exemplar desejado e as opções de pagamento – a Ford diz ter se inspirado em marcas do segmento premium.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”