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Novo Toyota Camry chega ao País
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Novo Toyota Camry chega ao País

Oitava geração do sedã tem motor V6 de 310 cv, câmbio de oito marchas e mais tecnologia, mas ainda deve itens de segurança

Redação

12 de dez, 2017 · 3 minutos de leitura.

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Camry
Toyota Camry 2018
Crédito:Foto: Toyota
Camry

Discretamente, a Toyota revelou em seu site todos os detalhes da nova geração do Camry que começa a ser vendida no Brasil. Como no modelo anterior, apenas a versão de topo XLE vem ao País. Ela é equipada com motor V6 de 3,5 litros e 310 cv. O sedã será vendido por encomenda a R$ 189.990 e as entregas ocorrerão 120 dias após o pedido.

Sem opcionais, o modelo é recheado de itens de série. Há bancos com ajustes elétricos (inclusive o traseiro, que pode ser reclinado eletricamente), ar-condicionado automático de três zonas e até cortinas para os vidros de trás. A que cobre a espia traseira é levantada eletricamente, enquanto a das portas têm acionamento manual. As unidades destinadas ao mercado brasileiro (importadas do Japão), no entanto, não trazem a suíte de equipamentos Toyota Safety Sense. Ela incluiria itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática com detecção de pedestres e monitor de pontos cegos.

A oitava geração do Camry tem visual ligeiramente mais esportivo que o anterior. A coluna traseira tem caimento mais suave e a frente é dominada pelo parachoque com grandes entradas de ar na parte de baixo. O desenho da peça é exclusivo da versão XLE e, em outros mercados, muda de acordo com a variante escolhida. A plataforma agora é a TNGA, modular, também usada no híbrido Prius.

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Com 310 cv e e 37,7 mkgf, o novo Camry é mais forte que o antecessor. O modelo antigo vinha com 277 cv e 35,5 mkgf extraídos do mesmo V6. A transmissão é automática de oito marchas.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.