O “carro popular”, conceito que surgiu nos anos 90, se caracterizava por ter motor 1.0 e acabamento simples. Porém, a partir da década passada, com o crescimento do mercado, o consumidor ficou mais exigente. Itens como ar-condicionado e direção assistida viraram praticamente obrigatórios, principalmente nas grandes cidades. Agora, a oferta de equipamentos cresceu e até modelos de entrada contam com ampla lista de mimos.
Carro mais vendido do País, o Chevrolet Onix tem preço inicial de R$ 46.690 na versão LT 1.0. Por R$ 1.400 a mais, o cliente leva um pacote que inclui o MyLink, sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque e integração com smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Se quiser o serviço do concierge OnStar, há um kit que traz também todos os itens citados anteriormente e sai a R$ 1.800.
Outro bom exemplo é o recém-lançado Argo. Na versão de entrada, Drive 1.0, a partir de R$ 46.800, o Fiat pode receber, por exemplo, central multimídia. Por R$ 1.990, o sistema tem tela de 7” e é intuitivo, além de dar um aspecto mais moderno ao painel.
Com preço a partir de R$ 49.990, o Volkswagen Polo 1.0 MPI traz ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas e quatro air bags, entre outros. Por mais R$ 1.050 há o Safety Pack, pacote que inclui controles de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial, além de computador de bordo mais completo.
Dos carros mais baratos do País, o Renault Kwid se destaca pelos air bags laterais desde a versão de entrada, Life, que parte de R$ 29.990. Na opção de topo, Intense, a R$ 40.490, há itens como sistema Isofix de fixação para dois assentos infantis, travamento automático das portas, faróis de neblina e central multimídia, entre outros equipamentos.
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