Destruição de carros velhos, saltos, “zerinhos” e até empinadas com a intenção de arrancar gritos da plateia. Esse é o espírito do Monster Jam, competição na qual veículos preparados, com mais de 3 metros de altura e calçados com pneus de 1,64 metro de diâmetro e 360 kg cada são as estrelas.
Apesar de serem chamados de Monster Trucks, esses gigantes não se parecem em nada com os pesados que rodam pelas estradas carregando cargas de norte a sul do País.
Os caminhões monstro utilizam a mesma base de outros carros de competição. Sobre o chassi tubular há uma “gaiola” onde fica o piloto.
As suspensões são desenvolvidas especialmente para eles, assim como os amortecedores com reservatório externo de óleo. O sistema otimiza as respostas de compressão e retorno nos saltos, que podem atingir 10 metros de altura.
Os dois eixos são direcionais para facilitar as manobras, já que a capacidade de esterço é reduzida por causa do tamanho dos pneus.
Esses monstros têm 3,2 metros de altura, 3,6 metros de largura e 5,4 metros de comprimento. Na foto acima, dá para ter uma ideia das dimensões desses carros em relação ao compacto Kia Picanto.
O peso é de cerca de 5 toneladas, mas pode variar conforme o tipo de carroceria e “apêndices”. O “Zombie”, por exemplo, tem braços e boca que se movem.
Todos utilizam a mesmo mecânica. O motor é um 5.4 V8 com compressor do tipo blower a metanol, combustível utilizado em carros de arrancada, por exemplo. A potência é de cerca de 1.600 cv. O câmbio tem duas marchas à frente e ré. Os freios ficam nos diferenciais, e não nas rodas, como nos carros comuns.
REGRAS DO MONSTER JAM
A competição, que tem pontuação de 1 a dez dada pelos juízes, leva em conta a variedade de manobras, o uso de obstáculos na pista (quanto maior, melhor), a execução de zerinhos e empinadas e a recuperação. Trata-se da capacidade de voltar o veículo à posição normal após capotamento usando só motor – sem ajuda externa.
FICHA TÉCNICA
Motor: 5.4, V8, supercharged, a metanol
Potência (cv): 1.600
Câmbio: Automático, duas marchas
Peso: Cinco toneladas
Velocidade máxima: 130 km/h
SERVIÇO
Quando: 16/12, às 19 horas;
Onde: Arena Corinthians, SP;
Preços: de R$ 150 a R$ 350