A Toyota e a Ford inauguraram uma nova instalação para testes de carros autônomos em Michigan, nos Estados Unidos. Além das duas fabricantes, o negócio também contou com o apoio da Visteon (fornecedora do setor automotivo), da AT&T (empresa do segmento de telecomunicações) e da Hyundai America Technical Center (centro de tecnologia e engenharia da Hyundai). O investimento no local foi de U$ 135 milhões (cerca de R$ 445 milhões).
No acordo com o estado americano, outras fabricantes e empresas também poderão realizar testes, mas as companhias parceiras no empreendimento terão prioridade em utilizar o espaço.
A instalação, nomeada American Center for Mobility, possui um circuito rodoviário de 4 km de extensão. No local, há cruzamentos, rotatórias, viadutos e até um túnel, para simular situações reais de trânsito.
Segundo o site Motor Trend, algumas fabricantes e empresas de tecnologia já vão começar a utilizar o espaço a partir da próxima semana. Porém, a instalação ainda terá alguns ajustes para ganhar mais características de um ambiente urbano.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE HUMILHARAM A CONCORRÊNCIA EM 2017
Chevrolet Prisma
O sedã é um dos novos integrantes da lista de modelos que fizeram muito sucesso no ano, e deixaram pouco espaço para os concorrentes.
Chevrolet Prisma
O Prisma, de janeiro a novembro, teve 63.251 unidades vendidas. É quase a soma dos emplacamentos de segundo e terceiro colocados. Juntos, Voyage e HB20S registraram cerca de 67 mil exemplares comercializados.
Chevrolet Compass
Não há chances para os outros SUVs médios: pelo segundo ano seguido, o Compass vende quase a soma de todos os rivais juntos. Até agora, tem 44.068 exemplares emplacados. O segundo colocado, Hyundai ix35, somou 9.282 emplacamentos de janeiro a novembro.
Jeep Compass
Além de humilhar a concorrência direta, o Compass se destacou por um outro mérito. Foi o SUV mais vendido do Brasil, superando todos os compactos (que são mais baratos).
Fiat Toro
O segmento deve crescer bastante a partir do ano que vem, com a chegada de modelos da Volkswagen e Hyundai. Enquanto isso não acontece, a Toro vai "sorrindo à toa".
Fiat Toro
Única rival direta da Toro por enquanto, a Oroch somou 9.914 emplacamentos de janeiro a novembro. As vendas da picape Fiat totalizaram 46.497 no mesmo período.
Toyota Hilux SW4
No segmento de SUVs grandes, não sobra espaço para quase nenhum modelo. O SW4 domina a categoria.
Toyota Hilux SW4
Até agora, em 2017, teve mais de 11 mil emplacamentos. O rival mais próximo é o Mitsubishi Pajero, somou cerca de 1.700 unidades vendidas no mesmo período.
Toyota Corolla
O segmento de sedãs médios está, aos poucos, perdendo seu espaço no Brasil. Essa regra, porém, não se aplica ao Corolla. Ele continua na lista dos dez mais vendidos do País - ocupa a sexta posição.
Toyota Corolla
De janeiro a novembro, o Corolla teve 59.621 unidades vendidas, ante as 24.021 do Civic e as 17.592 do Cruze. Os demais sedãs médios somam menos de 10 mil emplacamentos.
Chevrolet Onix
Líder de vendas de 2017, o Onix é outro novo integrante do clube dos carros que humilham a concorrência. Nos últimos três meses, vendeu mais que a soma de Ka e HB20.
Chevrolet
Com isso, o Onix conseguiu também ultrapassar a soma de HB20 e Ka (segundo e terceiro colocados, respectivamente) no acumulado do ano. Ele teve 171.148 emplacamentos, ante os 96.769 do Hyundai e os 63.434 do Ford.