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Toyota e Ford inauguram circuito para testes de carros autônomos
Tecnologia

Toyota e Ford inauguram circuito para testes de carros autônomos

Nova instalação em Michigan, nos Estados Unidos, possui circuito rodoviário de 4 km de extensão para carros autônomos

Redação

16 de dez, 2017 · 2 minutos de leitura.

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carros autônomos
American Center For Mobility/ Divulgação
Crédito:

A Toyota e a Ford inauguraram uma nova instalação para testes de carros autônomos em Michigan, nos Estados Unidos. Além das duas fabricantes, o negócio também contou com o apoio da Visteon (fornecedora do setor automotivo), da AT&T (empresa do segmento de telecomunicações) e da Hyundai America Technical Center (centro de tecnologia e engenharia da Hyundai). O investimento no local foi de U$ 135 milhões (cerca de R$ 445 milhões).

No acordo com o estado americano, outras fabricantes e empresas também poderão realizar testes, mas as companhias parceiras no empreendimento terão prioridade em utilizar o espaço.

A instalação, nomeada American Center for Mobility, possui um circuito rodoviário de 4 km de extensão. No local, há cruzamentos, rotatórias, viadutos e até um túnel, para simular situações reais de trânsito.

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Segundo o site Motor Trend, algumas fabricantes e empresas de tecnologia já vão começar a utilizar o espaço a partir da próxima semana. Porém, a instalação ainda terá alguns ajustes para ganhar mais características de um ambiente urbano.

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE HUMILHARAM A CONCORRÊNCIA EM 2017

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.