A Uber tem causado uma queda na demanda por ambulância nos Estados Unidos. Como acionar o serviço de emergência tem um custo alto por lá, muitos americanos passaram a optar por pedir um carro privado do aplicativo para se deslocarem ao hospital quando necessário.
A informação foi divulgada pelo jornal The Mercury News a partir de um estudo realizado por David Slusky, professor de economia da Universidade do Kansas, e Leon Moskatel, médico do Hospital Scripps Mercy, em San Diego.
De acordo com os dados observados, houve uma redução de 7% nos chamados por ambulância entre 2013 e 2015 em 766 cidades do país que passaram a contar com os serviços da Uber. Os pesquisadores estimam que essa taxa alcançará entre 10% e 15% e se estabilizará.
Além do alto custo do serviço de emergência, o estudo cita outros motivos pelos quais as pessoas escolham chamar um carro da Uber em vez de uma ambulância. Há cidades, por exemplo, com pouca oferta de táxis e de transporte público. Com o aplicativo, passou-se a ter mais uma opção para ir ao hospital.
De acordo com o The Mercury, a Uber informou que fica contente que o serviço tem agradado, mas recomenda que as pessoas liguem para a emergência nesses casos.
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PORSCHE 911
O icônico cupê alemão sai da fábrica da Porsche em Stuttgart desde 1963. Em mais de cinco décadas de vida, ele soube se modernizar sem descaracterizar seu estilo tão inconfundível. Não é à toa que já chegou a ser eleito o carro do século.
VOLKSWAGEN GOLF
Modelo de maior sucesso e vendagem na história da Volkswagen (mais até que o Fusca), o Golf existe desde 1974 na Europa, onde está na sétima geração. Por aqui, começou a ser vendido em 1995. A coluna C bem larga é sua marca registrada.
FORD FIESTA
O hatch compacto da Ford não poderia ficar de fora da lista. Com quase 18 milhões de unidades vendidas, o Fiesta nasceu em 1976 e hoje é produzido globalmente. A primeira geração vendida por estas bandas foi a terceira. Mostrada há alguns meses na Europa, a sétima geração não chegará ao Brasil.
TOYOTA COROLLA
A ideia que temos do Corolla aqui no Brasil é a de um sedã de tiozão surgido nos anos 90. Mas o carro está no mercado há bem mais tempo: 51 anos! Na primeira geração, de 1966, quem diria, ele era um sedã compacto com motor de 1,1 litro e tração traseira.
HONDA CIVIC
BMW SÉRIE 3
O Série 3 está na ativa desde 1975. É, de longe, o modelo de maior sucesso na história da marca de Munique, respondendo por cerca de 30% de seu volume de vendas (contando apenas os carros). Está na sexta geração.
FIAT UNO
O simpático carrinho surgiu na Europa em 1983 e chegou ao Brasil no ano seguinte, onde recebeu o apelido de "bota ortopédica" devido ao design incomum para a época. A primeira geração sobreviveu, com alterações visuais e mecânicas, até o final de 2013 (nos últimos anos, atendia pelo nome de Fiat Mille). A atual, lançada em 2010, é vendida apenas na América Latina.