A Mercedes deve produzir, em breve, um motor de Fórmula 1 com uma potência de 1000 cv. “Estamos perto disso”, afirmou o chefe de motor da marca Andy Cowell ao site Motorsport.com. O executivo disse ter “certeza de que isso acontecerá em algum momento”.
Em 2017, o motor da fabricante bateu o recorde ao atingir, pela primeira vez, uma eficiência térmica de 50% no dinamômetro. O avanço tecnológico fez o M08 EQ Power+ o motor de corrida mais eficiente de todos.
A eficiência térmica tornou-se o ponto-chave para os construtores de motores da atualidade. Seu cálculo é feito a partir da quantidade de energia útil que pode ser produzida com a entrada de calor. Na F1, essa medida é particularmente importante devido à taxa limite de fluxo de combustível de 100 kg/h.
Andy Cowell acredita que no início de 2018 já se saberá em que momento a eficiência de 50% no dinamômetro será transferida para as pistas. “Precisamos ver como o motor se comportará no inverno”. Segundo ele, ainda será necessário melhorar o desempenho do motor para uma volta completa em um circuito.
O primeiro motor turbo híbrido da Mercedes, introduzido em 2014, teve uma taxa de eficiência de 44%. Na era híbrida do turbo V6, a Mercedes já conquistou quatro campeonatos mundiais em sequência.
VEJA TAMBÉM: CARROS COM NOMES DE GRANDES PILOTOS DE CORRIDA
Carros com nomes de pilotos
Fiat Stilo Schumacher
Carros com nomes de pilotos
Stilo Schumacher foi lançado em 2004
Carros com nomes de pilotos
Stilo em homenagem ao heptacampeão foi reeditado em 2006
Carros com nomes de pilotos
Omega Fittipaldi, modelo de 2010
Carros com nomes de pilotos
Série SLR Stirling Moss foi lançada em 2009
Carros com nomes de pilotos
Com o CEO da Renault-Nissan, Carlos Ghosn (à esquerda), Sebastian Vettel apresenta o FX Vettel Edition
Carros com nomes de pilotos
Monza Classic 500 EF (de 1989), em homenagem a Fittipaldi e sua vitória na 500 Milhas de Indianápolis