O melhor de três mundos
O Porsche Panamera 4 E-Hybrid concilia conforto, desempenho e sustentabilidade como nenhum outro automóvel. E melhor: ele já chegou ao Brasil!
Os fãs de automóveis sabem que é difícil combinar conforto e requinte com visual moderno, desempenho empolgante e uma dose de esportividade. Não é à toa que existem poucos modelos no mundo capazes de alcançar essa proeza. Então, imagine adicionar a essa combinação a capacidade de rodar sem emitir poluentes. Parece que a missão ficou ainda mais difícil, certo? Mas não para a Porsche, que tem o Panamera 4 E-Hybrid.
Trata-se da nova geração do modelo executivo da Casa de Stuttgart que, além do visual renovado, traz como principal destaque o conjunto motriz formado por um V6 biturbo de 2,9 litros e 24 válvulas, capaz de gerar 330 cv e 45,9 kgfm e um motor elétrico com o equivalente a 136 cv e 40,8 kgfm.
Em modo combinado, o Panamera rende impressionantes 462 cv a 6.000 rpm e 71,4 kgfm disponíveis entre 1.100 rpm e 4.500 rpm. E mais: o modelo tem sistema PTM (Porsche Traction Management) de tração integral e câmbio robotizado de dupla embreagem (PDK) com oito marchas. Assim, o luxuoso sedã pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atingir 278 km/h. Muitos esportivos não conseguem marcas similares.
“É um prazer comercializar um carro de tanta relevância para o futuro da Porsche. O Panamera 4 E-Hybrid é o segundo híbrido que trazemos para os clientes e fãs da marca no Brasil. Ele oferece a combinação de desempenho, prazer ao dirigir e eficiência energética. A esportividade e as linhas do 911 são expressivas e fáceis de ser reconhecidas nesse modelo”, comenta Werner Schaal, diretor de vendas da Porsche Brasil.
Mesmo com tanto desempenho, o Panamera 4 E-Hybrid é capaz de rodar sem emitir qualquer gás poluente graças ao motor elétrico, que lhe dá autonomia de até 50 km. A recarga das baterias pode ser feita com o auxílio do propulsor convencional ou por meio de uma tomada externa, uma vez que se trata de um modelo Plug-In. Se o carro for conectado a uma tomada doméstica de 220V e 20 ampères, a operação dura entre quatro e oito horas.
Como em outros modelos Porsche, o Panamera 4 E-Hybrid conta com diversos modos de condução, mas E-Power, Hybrid Auto, E-Hold e E-Charge são exclusivos dessa versão. Já as opções Sport e Sport Plus são similares às dos demais.
O primeiro, como o nome indica, refere-se ao uso do motor elétrico. No Hybrid Auto, a central eletrônica alterna as formas de propulsão, de acordo com a forma de dirigir. Já o E-Hold providencia reserva de energia na bateria para utilização posterior, enquanto no E-Charge o motor a combustão gera potência extra para movimentar o carro, com a finalidade de carregar a bateria.
Para os amantes de esportividade, o modo Sport mantém um nível mínimo de energia na bateria para permitir o acionamento do E-boost (potência extra usada em ultrapassagens, por exemplo). Por fim, o Sport Plus prioriza o desempenho, tanto que a velocidade máxima é atingida nesse modo.
Na parte interna, o destaque é o novo conceito de display denominado Porsche Advanced Cockpit, composto por monitores configuráveis e a bem dimensionada tela central de 12,3 polegadas sensível ao toque. No quadro de instrumentos, apenas o conta-giros na posição central é analógico. As duas telas laterais são digitais e configuradas de acordo com a preferência do condutor. Nível de carga da bateria e energia disponível para o Boost são checados nessas telas.
Além da tecnologia híbrida, o Panamera 4 E-Hybrid traz todo o requinte e conforto comuns aos demais modelos da Porsche. Suspensão pneumática com amortecedores ajustáveis, suspensão independente nas quatro rodas, ar-condicionado automático de quatro zonas e teto panorâmico são alguns itens disponíveis. Com a tecnologia E-Hybrid, a Porsche demonstra que é possível unir desempenho e prazer ao dirigir com responsabilidade e preocupação ambiental. O automóvel do futuro será muito mais limpo, mas isso não significa que ele não poderá proporcionar diversão.
Ao lado do 4 E-Hybrid, o Porsche Panamera com motorização híbrida Plug-in está disponível no Brasil nas configurações 4 E-Hybrid Sport Turismo, 4 E-Hybrid Executive, Turbo S E-Hybrid, Turbo S E-Hybrid Sport Turismo e Turbo S E-Hybrid Executive. Os preços partem de R$ 529.000.