A Ferrari revelou que produzirá seu primeiro SUV. O anúncio foi feito pelo CEO da marca, Sergio Marchionne, durante o Salão de Detroit, que ocorre nos Estados Unidos. Há alguns anos, o executivo dizia que, para a fabricante apostar em um carro deste segmento, teriam que “atirar” nele primeiro.
Marchionne não deu muitos detalhes sobre o novo SUV, ou FUV (Ferrari Utility Vehicle), como se referiu ao carro, segundo a revista britânica AutoExpress. Porém, o CEO afirmou que o veículo precisará ter a dirigibilidade de uma Ferrari.
Ao final deste ano, a marca estará sem dívidas e um SUV ajudará a aumentar os lucros da empresa. Um alvo importante será o mercado asiático, com destaque para a China. A marca já vende mais de 10 mil unidades por ano no continente.
Do Porsche Cayenne ao Bentley Bentayga, passando por Rolls-Royce Cullinan e Lamborghini Urus, o SUV da Ferrari terá diversos concorrentes. Porém, segundo Marchionne, o carro não chegará para competir com a Porsche, o que sugere que o principal rival poderá ser o Urus.
VEJA TAMBÉM: A EVOLUÇÃO DOS SUVs, DO SUBURBAN AO URUS
1/14
Chevrolet Suburban Carryall
O elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o primeiro SUV da história
2/14
Chevrolet Suburban Carryall
O elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o primeiro SUV da história.
3/14
Chevrolet Suburban
Em 1972, o Suburban tinha duas portas do lado direito e uma do lado esquerdo. O motor V8 rendia 250 cv.
4/14
Pobeda
O Pobeda, produzido de 1946 a 1958, é considerado o pioneiro entre os SUVs, pelo menos no mundo oriental. Na foto, ele leva o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
5/14
Willys Rural
O Willys Rural tinha mecânica de Jeep e carroceria de perua, e é considerado o "pai dos SUVs" no Brasil.
6/14
Range Rover
O Range Rover conciliou o conforto de um carro de luxo e a capacidade off-road do Defender.
7/14
Porsche Cayenne
A Porsche surpreendeu o mundo em 2002, quando mostrou no Salão de Paris seu primeiro SUV, o Cayenne.
8/14
Porsche Cayenne
Ninguém imaginava que um dia a Porsche faria um carro para enfrentar o barro, até que o Cayenne encarou o desafio e tirou a empresa da lama.
9/14
Porsche Cayenne
Pouco mais de dois anos após seu lançamento, o Cayenne já completava a marca de 100.000 unidades produzidas.
10/14
Chevrolet Blazer
A Chevrolet Blazer era uma típica representante dos SUVs. Era feita sobre o chassi de picape, a S10.
11/14
Ford EcoSport
Em 2003, a Ford tornou possível o sonho de quem almejava ter um SUV, mas não podia pagar por um modelo muito caro. Feito sobre a plataforma do Fiesta, o EcoSport oferecia posição de dirigir elevada, visual aventureiro e preço mais acessível.
12/14
Alfa Romeo Stelvio
Com o Stelvio, a Alfa Romeo promete levar a esportividade da marca para qualquer terreno.
13/14
Bentley Bentayga
O Bentayga é a resposta da Bentley a quem esperava um utilitário-esportivo de alto luxo.
14/14
Lamborghini Urus
O Lamborghini Urus vem equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 660 cv. Vai de 0 a 200 km/h em 12,8 segundos, e chega a 305 km/h de máxima.