Os motoristas do Estado de São Paulo podem, a partir de agora, marcar a data e o horário da manutenção de seus veículos pelo smartphone. Isso porque o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo incluiu um novo serviço, a Agenda do Carro, no aplicativo Detran.SP. O órgão já oferece outros serviços pelo app, como a verificação de pontuação e a solicitação da 2ª via da habilitação.
Com isso, os usuários podem programar serviços como a substituição das pastilhas de freio, a troca do óleo do motor, do filtro de ar e até o abastecimento do veículo. Além da data do serviço, os motoristas podem determinar a quilometragem para a próxima troca. O aplicativo avisará o condutor com alarme e notificação. O app também calcula a média de consumo de combustível do veículo para avisar o usuário quando tiver que reabastecer.
A diretora e vice-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto, explica que a ferramenta “tem como objetivo simplificar a rotina de manutenção, para que motorista não seja pego de surpresa”. Ela lembra que o aplicativo será ainda mais importante para veículos que são utilizados por mais de um motorista, já que a notificação ajuda a lembrar a hora certa de realizar a revisão, independentemente de quem esteve dirigindo o carro.
O app Detran.SP permite solicitar a 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento, consultar multas do próprio veículo ou de terceiros, além da pesquisa para a compra de peças usadas. Antes de baixar o aplicativo para utilizar os serviços, o usuário deve fazer um pré-cadastro no site do órgão (www.detran.sp.gov.br) e criar login e senha.
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Fiat Freemont/Dodge Journey
Consultamos três mecânicos experientes para fazer uma lista de veículos que apresentam defeitos crônicos, e que por isso visitam oficinas com frequência. Para Pedro Luiz Scopino, da Automecânica Scopino, os "gêmeos" Fiat Freemont e o Dodge Journey têm tendência de trepidação durante as frenagens. Segundo ele, isso ocorre porque os discos de freio sofrem empenamento, o que exige a substituição.
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Peugeot 206
De acordo com Pedro Luiz Scopino, o Peugeot 206 tem problemas frequentes na bandeja de suspensão, que "não aguenta os buracos". O mecânico Yutaka Fukuda, da Fukuda Motors Center, tem a mesma opinião, e acrescenta outro problema relativo ao carro: vazamento de óleo pela coifa do câmbio, que pode culminar com o travamento da transmissão.
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Fiat Marea
O Fiat Marea tinha problemas relacionados ao motor, principalmente por causa da correia dentada, de manutenção complicada devido ao acesso. A versão turbo também era problemática, segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, da oficina Motor Max.
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Audi A3
De acordo com o engenheiro Rubens Venosa, os modelos da Audi com mais de dez anos têm alta incidência de quebras de peças do motor feitas de plástico: "Às vezes, fazendo a manutenção, elas quebram na mão", garante. Segundo ele, modelos como o A3 têm muito plástico nos sistemas de refrigeração (como radiador, tubulações e bomba d'água), que com o passar dos anos ficam frágeis, devido à temperatura de trabalho.
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Chevrolet Zafira
O mecânico Pedro Luiz Scopino diz que alguns modelos da Chevrolet sofrem com o derretimento do conector do eletroventilador (ventoinha) do motor. Com a pane, a ventoinha não funciona e o motor "ferve". Segundo ele, isso ocorre com frequência em carros como Zafira, Prisma, Corsa e Montana, por exemplo.
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Volkswagen Amarok
A correia dentada do motor da picape Volkswagen Amarok rompe-se devido à infiltração de poeira, constata Pedro Luiz Scopino. O problema ocorre principalmente em veículos que circulam por caminho de terra.
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Land Rover Discovery 1 e 2
Os modelos mais antigos do Land Rover Discovery (versões 1 e 2) costumam quebrar com frequência, na opinião do engenheiro Rubens Venosa: "Você arruma uma coisa, quebra outra", diz, referindo-se a avarias relacionadas ao motor.
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Ford Fiesta (com câmbio Powershift)
O câmbio automatizado Powershift da Ford (que está presente não apenas no Fiesta, mas também no Focus e no EcoSport até o modelo 2017) tem muitas falhas relacionadas a trepidação. A razão está no superaquecimento da embreagem, entre outros motivos. Por causa disso, a empresa elevou para dez anos a garantia do sistema, e recentemente, no lançamento do Fiesta 2018, garantiu que realizou diversas mudanças no conjunto.
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Citroën C3
Apresenta os mesmos problemas do Peugeot 206: segundo Pedro Luiz Scopino e Yutaka Fukuda, a suspensão sofre muito com os buracos. Fukuda ainda acrescenta falhas na parte elétrica e vazamento de óleo pela coifa do câmbio. De acordo com a Citroën, as suspensões do C3 passaram por modificações com a chegada da nova geração, em 2012. O objetivo das mudanças foi "melhorar a absorção de impactos, aumentar a robustez do conjunto e oferecer conforto dinâmico superior." Sobre a questão do vazamento de óleo pelos retentores do câmbio e/ou problemas elétricos, a Citroën informa que não possui nenhum histórico sobre esses problemas em sua rede de concessionárias de todo o Brasil.