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Volvo começa pré-venda do XC40 no Brasil
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Volvo começa pré-venda do XC40 no Brasil

Utilitário compacto será vendido em três versões com preços partindo de 169.950; pré-venda incluiu versão especial First Edition

Redação

16 de jan, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Volvo XC40
Crédito:Foto: Volvo XC40
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A Volvo iniciou a pré-venda do XC40 no Brasil. O modelo teve as primeiras 70 unidades da série especial First Edition vendidas em apenas 25 horas. Até agora, 125 unidades já foram reservadas por meio das concessionárias da marca. O XC40 parte de R$ 169.950 na versão de entrada T4.

As demais versões, T5 Momentum e T5 R-Design custam R$ 189.950 e R$ 209.950 respectivamente. Em ambas, o pacote especial First Edition acresceu em R$ 10 mil o valor final. As primeiras unidades dos T5 deverão ser entregues em abril. A versão de entrada T4 chega em julho.

O XC40 terá duas opções de motor no Brasil. A versão de entrada terá um 2.0 turbo de 190 cv, enquanto as demais têm o mesmo 2.0, mas com 252 cv. Todas são equipadas com câmbio automático de oito marchas.

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Bem recheado de série, o utilitário tem multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque e painel virtual em todas as versões. Além disso, controlador de cruzeiro adaptativo e sistema de condução semiautônoma também vêm de fábrica em todos os XC40.

Veja a avaliação do modelo.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.