Na criação do Porsche Panamera Sport Turismo, o transporte de grandes quantidades de ouro não estava nas funções. Apesar disso, a perua de luxo serviu bem para a função.
Especializada em lingotes de metais preciosos, a Baird & Co, de Londres, transportou US$ 14 milhões (cerca de R$ 43 mi) em ouro de seu cofre para seu showroom. Foram utilizados três exemplares da perua, duas da versão turbo e uma Turbo S E-Hybrid.
O transporte de quase 20 km era comandado por uma quarta unidade. A escolta tinha ainda motos da polícia e um helicóptero. Cada carro levou 60 kg de ouro, o motorista, um operador de rádio e dois seguranças.
OPERAÇÃO
Essa operação foi feita em um domingo de manhã, em velocidade, em uma rota previamente planejada e programada e levou 40 minutos. Segundo a Porsche, a suspensão a ar do modelo aguentou todo o peso e manteve o nível.
“Nós precisávamos acreditar que os carros seriam confiáveis para ser estáveis e mais que capazes de transportar o ouro com capacidade – em termos de desempenho – de sobra, disse o diretor da Baird & Co, Nick Hammond.
“Não queríamos que os carros estivessem nem perto de seus limites, o que seria pedir demais. E apesar do enorme peso – e a densidade da carga – o Panamera cumpriu impecavelmente seu trabalho”, completou.
O Porsche Panamera Sport Turismo tem 520 litros de porta-malas. A versão Turbo usa um motor V8 4.0 de 550 cv, enquanto a S E-Hybrid combina o V8 com um motor elétrico, que juntos entregam 680 cv.