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Peugeot 3008 ganha pacote mais completo no Brasil
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Peugeot 3008 ganha pacote mais completo no Brasil

Nova configuração Griffe Pack acrescenta ao Peugeot 3008 diversos sistemas de assistência ao motorista e custa R$ 154.990

Thiago Lasco

30 de jan, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Peugeot 3008
Peugeot 3008
Crédito:Crédito: Peugeot

O Peugeot 3008 passou a contar com uma segunda configuração em sua gama, que já está sendo vendida como linha 2019. A nova opção se chama Griffe Pack e custa R$ 154.990 (R$ 9 mil a mais que a tabela da opção Griffe). Traz, como diferenciais, diversos sistemas de assistência ao motorista.

Um deles é assistente de frenagens de emergência. Ao verificar que há um veículo ou obstáculo à frente e o motorista não esboça reação, ele se antecipa e aciona os freios do carro.

Já o controle de velocidade de cruzeiro inteligente (adaptativo) modula a velocidade do 3008 de forma a manter uma distância uniforme. Ela é previamente configurável em relação ao carro que trafega adiante. Esse recurso pode atuar em conjunto com o leitor de placas de velocidade. O sistema “sugere” que o motorista ajuste a velocidade do controlador de cruzeiro ao limite da via.

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Há, ainda, assistente de permanência na faixa de rolamento e detector de fadiga do motorista. Mais faróis altos inteligentes e detector de ponto cego ativo. Esse assistente, além de acionar uma luz de alerta no retrovisor externo, impede que o motorista mude de faixa de rolamento, corrigindo a trajetória do veículo.

Motor do Peugeot 3008

O conjunto mecânico é o mesmo da versão Griffe: motor THP 1.6 turbo a gasolina, que entrega até 165 cv. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por aletas no volante. No visual, o único diferencial da opção Griffe Pack é o acabamento. Teto e retrovisores externos são em tom Black Diamond.

As concessionárias estão aceitando encomendas do 3008 a partir de hoje. As entregas são para o mês de março. Para atender à demanda dos clientes e pôr fim à lista de espera para o modelo, a Peugeot vai aumentar sua cota de importação. Passa de 250 a 500 unidades ao mês.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.