.O X2, novo utilitário-esportivo da BMW, chegará ao Brasil em maio com duas versões de acabamento (sDrive20i GP e sDrive20i MSport X) e tabela inicial de cerca de R$ 210 mil. Para ambas o motor será o 2.0 de quatro cilindros a gasolina, com turbo, que gera 192 cv. Já o câmbio, automatizado de dupla embreagem e sete marchas, é inédito na marca.
Importado da Alemanha, o modelo será posicionado logo acima do X1, cuja tabela parte de R$ 191.950. Com a novidade, a BMW pretende atrair parte dos consumidores mais jovens do modelo de entrada.
Como parte dessa estratégia, o preço do X2 de topo não deverá superar os R$ 232.950 pedidos pelo X1 xDrive25i Sport. Essa é a versão mais cara e potente do veterano oferecido no País.
De série, o X2 terá recursos como assistente de estacionamento, faróis full LEDs, central multimídia com navegador GPS integrado e tela sensível ao toque. Há ainda modos de condução, câmera na traseira e sensores de obstáculos na frente e atrás, entre outros itens.
Entre os extras da versão de topo há head-up display (que projeta informações do painel no para-brisa). Ele conta ainda com opção de trocas de marcha por meio de aletas atrás do volante e bancos esportivos. O pacote MSport X, que inclui detalhes cromados nas carroceria e rodas de 19 polegadas.
MECÂNICA
Assim como o X1, o X2 utiliza a a plataforma UKL, de tração dianteira, da BMW. O motor 2.0 é comum a ambos. Já o novo câmbio automatizado, que estreou no Mini Cooper (marca que pertence à BMW), será adotado em breve em outros modelos das duas fabricantes.
Com 4,36 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,76 m de distância entre os eixos, o X2 é 7 cm mais curto e 5 cm mais baixo que o X1. O porta-malas tem 470 litros de capacidade (35 l a menos que o do “irmão”).