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Ford Ka 2019 ganha reestilização na Europa
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Ford Ka 2019 ganha reestilização na Europa

Além da pequenas alterações no visual, versão Freestyle do Ka 2019 chega como Ka+ Active na Europa

Redação

05 de fev, 2018 · 2 minutos de leitura.

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ford ka 2019
Ford Ka 2019 mostrado na Europa
Crédito:Foto: Ford
ford ka 2019

O Ford Ka segue firme como aposta de produto global. Depois de revelar a versão aventureira Freestyle, que ela pretende vender como um SUV compacto, agora mostra a reestilização do modelo na Europa.

No velho continente, o Ford Ka hatch é vendido como Ka+, que aqui é a denominação do sedã. As novidades estão na grade com uma moldura cromada, faróis com nova disposição de luzes, LEDs diurnos e para-choques remodelados.

Por dentro, o Ford Ka ganhou novo fundo no painel de instrumentos, novos acabamentos e detalhes cromados. O Ka recebeu uma central multimídia com o SYNC 3 com tela de 6,5″ e integração com Apple CarPlay e Android Auto.

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Na Europa, ele ainda tem faróis com acendimento automático, novo comando do limpador de para-brisa, limitador de velocidade, limitador de velocidade e seis air bags. Dependendo da versão há partida por botão e sensor de pressão nos pneus.

NOVO MOTOR

Os motores são o novo 1.2 três cilindros a gasolina ou 1.5 diesel, ambos com tecnologia start-stop. O primeiro tem duas versões de potência: 70 cv ou 85 cv, enquanto o diesel rende 95 cv. O câmbio é sempre o manual de cinco marchas.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.