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Segunda geração do BMW X4 é revelada
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Segunda geração do BMW X4 é revelada

Novo BMW X4 usa mesma base do X3, traz novas tecnologias e motores a gasolina e diesel

Redação

14 de fev, 2018 · 4 minutos de leitura.

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bmw x4
BMW X4
Crédito:

Seguindo o foco na renovação dos SUVs, a BMW mostrou o novo X4. O modelo usa a mesma base do X3 e também é produzido em Spartanburg, nos Estados Unidos. Sua apresentação oficial será durante o Salão de Genebra, em março, na Suíça.

Em medidas, o novo BMW X4 está 81 mm mais comprido, 37 mm mais largo e o entre-eixos cresceu 54 mm em relação a geração anterior. A distribuição de peso, segundo a BMW, é de 50% em cada eixo. O peso foi reduzido em 50 quilos e o arrasto aerodinâmico em 10%.

Visualmente, as novidades na dianteira são a grade em duplo rim maior, os faróis com novos formatos e de LEDs, mesmo componente das luzes auxiliares. As entradas de ar dos para-choques também são novas. Atrás, as lanternas são menores e mais afiladas. A curvatura do teto está mais suave, dando mais estilo de cupê ao modelo.

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Por dentro as mudanças são as mesmas aplicadas ao X3. Há os novos painel de instrumentos virtual de 12 polegadas e a central multimídia de 10,25″ com comandos por voz e gestos no ar. Há ainda mais porta-objetos e acabamento melhorado. Há tecnologias de condução semiautônoma como opcional.

O novo BMW X4 estará disponível em três opções de acabamento, xLine, MSport e MSport X. A motorização é formada pelos motores quatro-cilindros, 2.0, turbo, a gasolina ou diesel. Para o propulsor a gasolina, as variantes de potência são 184 cv ou 252 cv. Já o diesel rende 190 cv ou 231 cv.

VERSÕES ESPORTIVAS M40

Para as versões esportivas, X4 M40i (gasolina) e X4 M40d (diesel), o motor é um seis cilindros de 3 litros, turbo. Na versão a gasolina são 360 cv e na diesel, 326 cv. Para todos os motores o câmbio é sempre o automático de oito marchas e a tração, integral.


No caso das versões esportivas M Performance, há freios mais potentes e diferencial esportivo M. Outro item é a suspensão adaptativa, que pode ser endurecida para acompanhar o comportamento de motor, câmbio e direção. Isso é feito pelos modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+, o último é exclusivo das versões M40.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.