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Mercedes-Benz revela G 63 AMG
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Mercedes-Benz revela G 63 AMG

Nova versão esportiva tem motor V8 de 585 cv e traz modos especiais de condução fora de estrada; novo G 63 AMG será mostrado em Genebra

Redação

14 de fev, 2018 · 3 minutos de leitura.

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g 63 amg
Mercedes-AMG G 63 2019
Crédito:Foto: Mercedes-Benz
g 63 amg

Depois de mostrar a aguardada nova geração do Classe G, a Mercedes-Benz já revelou a versão esportiva G 63 AMG. O modelo recebeu o V8 de 4,0 litros usado em vários AMG e é a primeira variante de alta performance do novo G.

A versão tem 585 cv de potência e poderosos 86,7 mkgf de torque enviados às quatro rodas. A transmissão é automática de nove marchas e ajuda o novo G 63 a ir de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 220 km/h. No entanto, o pacote AMG Driver eleva a máxima para 240 km/h.

O sistema de tração integral também foi retrabalhado pela AMG. De forma padrão, ele envia 60% da força para o eixo traseiro, variando de acordo com a situação. Mesmo sendo mais esportivo, a Mercedes cuidou para que o G 63 mantenha as capacidades fora de estrada das versões “comuns”. Por isso, ele tem três modos específicos para uso em areia, terra e pedras.

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Visual exclusivo

De diferente dos G convencionais, o G 63 AMG tem grade frontal exclusiva, entradas de ar maiores no para-choque e pinças de freio vermelhas. As rodas chegam a 22 polegadas. A AMG ainda oferece um pacote que escurece lanternas, faróis e indicadores de direção.

A Mercedes vai mostrar o carro ao vivo no Salão de Genebra, que ocorre em março na Suíça.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.