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JAC J5 ganha versão elétrica com 500 km de autonomia
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JAC J5 ganha versão elétrica com 500 km de autonomia

JAC mostrou na China o A50 iEV, versão elétrica do sedã J5 que promete 500 km de autonomia

Redação

27 de fev, 2018 · 2 minutos de leitura.

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jac
JAC J5 elétrico
Crédito:

A JAC Motors mostrou na China as primeiras imagens da versão elétrica do sedã J5. O modelo, que lá é chamado de A50, ganhou sua variante elétrica, a iEV A50.

Uma das estreias no Salão de Pequim, em abril, o modelo tem autonomia estimada em 500 km. Equipado com baterias de íons de lítio de 60 kWh, espera que faça 400 km em condições normais de uso.

Haverá uma versão mais barata, com baterias de 47 kWh, cuja autonomia, em ciclo de teste, será de 330 km com uma única carga. Com um sistema de recarga rápida, ele pode chegar a 80% da capacidade em 1,5 hora.

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O motor elétrico fica alojado no eixo dianteiro e tem o equivalente a 150 cv de potência. Com ele, o J5 elétrico pode chegar a velocidade máxima de 150 km/h.

DIFERENÇAS

Em relação ao J5 convencional, por fora as diferenças são os para-choques dianteiro e traseiro com entradas e saídas de ar falsas nas extremidades e a grade fechada. No centro dela, fica a entrada para a recarga das baterias.

Por dentro, o painel de instrumentos é todo virtual, com dados de carga da bateria em forma de barras. O freio de estacionamento passa a ser elétrico e o console central traz uma tela vertical, ao estilo Tesla, para a central multimídia.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.