A Ferrari tem planos de voltar a produzir o clássico modelo 250 GTO. A empresa italiana sediada em Maranello deverá seguir os passos das inglesas Jaguar e Aston Martin, que voltaram a fabricar esportivos que fizeram sucesso do passado.
A Jaguar voltou a montar o Lightweight E-Type em edição limitada, seguido do XKSS e mais recentemente o D-Type. A Aston Martin fez o mesmo com o DB4 GT.
A 250 GTO teve somente 39 unidades produzidas, em meados nos anos 60. Atualmente, são carros que valem dezenas de milhões de dólares.
A intenção de montá-la novamente foi confirmada pelo chefão da Ferrari, Sergio Marchionne, durante o Salão de Genebra, na Suíça.
Marchionne não deu maiores detalhes sobre o projeto. Não se sabe se o carro a ser lançado seria uma cópia exata do esportivo dos anos 60 ou teria apenas inspiração em estilo, por exemplo. Por isso, evitou dizer que o novo carro seria uma “continuação” do antigo. Mas adiantou que o projeto é interessante, e que terá algo a mostrar “nos próximos anos”.
Para se ter uma ideia de como a 250 GTO é rara (e cara), o clube de atuais donos do modelo inclui nomes como Ralph Lauren, o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, o presidente da rede Walmart, Rob Walton, e o ex-presidente da Microsoft, Jon Shirley.
A 250 GTO detém o título de modelo mais caro vendido em leilão. A unidade de número 3851GT foi vendida por US$ 38 milhões (cerca de R$ 123,9 milhões) em 2014, no leilão realizado pela Bonhams, em Pebble Beach, na Califórnia. O lance superou o Mercedes W196, vendido no ano anterior por cerca de US$ 30 milhões (aproximadamente R$ 97,8 milhões) em leilão realizado durante o festival de Goodwood, na Inglaterra.