A Audi admitiu que por enquanto não há planos para uma nova geração do R8. Isso significa que quando o atual modelo chegar ao fim de seu ciclo de vida, o Audi R8 deverá sair de cena sem deixar substituto. A afirmativa é de Peter Martens, chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca em entrevista à revista Car and Driver americana.
No entanto, mesmo que não exista um novo R8, a Audi dificilmente ficará sem um esportivo de ponta. O “problema” é que o R8 poderá logo ficar “antiquado”, com seu V10 de 5,2 litros de aspiração natural. Mesmo hoje em dia, esse tipo de trem de força já é raro. Hoje em dia os motores turbinados já são maioria entre os de maior desempenho.
A Audi até chegou a fazer uma versão elétrica do R8 na geração passada. O R8 E-Tron, porém, foi um grande fracasso de vendas, com menos de 100 unidades entregues. Pudera, custava mais de US$ 1 milhão e ainda estava longe de ter as tecnologias de atuais carros elétricos.
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Até seu fim definitivo, que deve demorar alguns anos ainda, o R8 deverá ganhar novas versões. A Audi planeja criar uma versão mais barata, com o V6 biturbo de 2,9 litros que já equipa os RS4 Avant e RS5.
A Audi alemã, no entanto, descarta o fim do R8. Em comunicado a marca informa que “o Audi R8 de segunda geração é um dos automóveis mais jovens em seu segmento e está apenas no início de seu ciclo. O cupê chegou no mercado há cerca de três anos, o Spyder apenas em 2016. A Audi não pretende encerrar a história de sucesso do primeiro carro esportivo de alta performance da marca”.
Atualizado em 16/03/2018 às 17 horas para inclusão do comunicado da Audi