A Tesla confirmou que o Model X envolvido em acidente que causou a morte do motorista estava com o sistema de condução semiautônoma ativado no momento da batida. A fabricante informou que o condutor não estava com as mãos ao volante nos seis segundos que antecederam a colisão em uma rodovia em Mountain View, na Califórnia (EUA).
O comunicado da empresa diz ainda que o motorista, Walter Huang, de 38 anos, foi alertado pelo veículo para retomar a direção antes do acidente. “O condutor havia recebido antes, dentro da unidade, várias advertências visuais e sonoras para utilizar as mãos, e suas mãos não foram detectadas ao volante durante os seis segundos anteriores à colisão”, disse em nota.
O sistema de condução semiautônoma, chamado de Autopilot, é capaz de frear e acelerar por conta própria, permitindo que o motorista fique com as mãos livres sob certas condições. A Tesla afirma que o veículo exige que o condutor mantenha as duas mãos ao volante em todos os momentos em que não for possível utilizar o sistema.
A Tesla defendeu a tecnologia, alegando que o governo dos Estados Unidos já afirmou que o Autopilot poderia reduzir o número de colisões em 40%. “Cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes automotivos. Se nosso atual nível de segurança fosse aplicado em todos os carros, seriam cerca de 900 mil vidas salvas por ano.”
A vítima era engenheiro da Apple e morreu em um hospital próximo após o acidente.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE VACILAM EM EQUIPAMENTOS
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MERCEDES-BENZ C180
Alguns carros "vacilam" em itens que são impensáveis em faltar em determinadas categorias. No caso do Classe C180, é a falta de sensor de estacionamento em um sedã médio de luxo.
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PORSCHE MACAN GTS
Versão intermediária do SUV compacto da Porsche, que já custa R$ 458 mil não traz ajuste elétrico de volante, que precisa ser feito de modo manual, por meio de um alavanca e puxando o volante.
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HONDA CITY
Assim como ocorre com o Classe C, o Honda City é outro sedã que não oferece sensor de obstáculo traseiro. E principalmente em sedãs, isso faz uma falta na hora de estacionar, mesmo com a ajuda da câmera que o City tem
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FIAT TORO 1.8 FREEDOM
A Fiat Toro começa em R$ 83.990, um preço para trazer algumas comodidades como uma central multimídia, certo? Errado. Se você quiser esse componente precisa comprar um kit opcional que traz outros itens juntos.
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VW POLO 1.0
A versão de entrada do Polo, com motor 1.0 três cilindros, peca em uma série de comodidades que não são oferecidas nem mesmo como opcionais, mas a mais emblemáticas delas é a falta de ajuste de altura no volante
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CHERY QQ
O Chery QQ se orgulha de ser oferecido como o carro mais barato do Brasil e tem todas as comodidades que se espera, como vidros e travas elétricas, além de direção hidráulica. Porém, seu rádio que até tem entrada USB não tem conexão bluetooth, que serve bem não só para transmitir áudios do celular, como também para poder atendê-lo no trânsito
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CHEVROLET TRACKER
Entre seus pares, o Tracker tem um dos melhores conjuntos de motor-câmbio, mas peca em não oferecer controle de estabilidade como um item de série. No final do ano passado a marca passou a oferecer o item apenas na versão de topo, a Premier, enquanto a de entrada segue sem
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JEEP COMPASS
Com preço de mais de R$ 100 mil iniciais, o "vacilo' do Compass é não oferecer ajuste elétrico do banco do motorista como uma comodidade de série, apenas nas versões mais caras a diesel.