A Hilux SR Challenge é a nova versão de entrada da picape da Toyota com motor diesel e câmbio automático. Por R$ 161.990, a novidade é R$ 9.270 mais em conta que a SRV, opção seguinte na gama, e tem visual mais descolado, com faixas laterais e rodas de liga de 17 polegadas pintadas de preto.
Em contrapartida, além de ter acabamento mais simples – os bancos são revestidos de tecido e há mais plástico na cabine –, a nova configuração de entrada tem apenas air bags frontais e para os joelhos do motorista. Os laterais e de cortina só estão nas versões mais caras.
A Hilux SR Challenge também não traz itens importantes, como controles de tração e estabilidade e assistentes de partida em rampa e de descidas muito íngremes.
Curiosamente, a versão mantém mimos como ar-condicionado automático, controlador de velocidade de cruzeiro, acendimento automático dos faróis, central multimídia e câmera atrás. Há até TV digital, mas seu uso é complicado e as reações aos comandos, lentas.
Ao volante, o comportamento dessa versão é igual ao das mais caras. Vazia, essa Hilux só não é mais esperta no trânsito por causa do câmbio, que tem marchas muito longas.
As trocas também poderiam ser mais rápidas e nem sempre a opção de mudanças manuais na alavanca ajuda. Por vezes, a transmissão “se recusa” a atender os comandos do motorista e continua subindo ou descendo marchas por conta própria.
Na estrada, a nova opção da picape média é silenciosa e não tem problemas em manter velocidade constante mesmo em aclives severos. Em curvas rápidas, a carroceria balança bastante (o comportamento é típico de picapes), mas não chega a dar sustos no motorista.
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Toyota Hilux SR Challenge/ FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
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FICHA TÉCNICA
Motor: 2.8, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência (cv): 177 a 3.400 rpm
Torque (mkgf): 45,9 a 1.600 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Comprimento: 5,35 metros
Capacidade de carga: 1.000 quilos
TOYOTA HILUX SR
+PRÓS
CONVENIÊNCIAS: Mesmo sendo de entrada, versão traz itens como ar digital e central multimídia.
+CONTRAS
SEGURANÇA: Faltam itens como controles de estabilidade e tração, que poderiam ser opcionais.