Com exceção do Evoque, a linha Land Rover Range Rover agora está toda com jeitão de Velar. Já estão nas concessionárias do Brasil as gamas 2018 do Sport e do Vogue. As mudanças realizadas nos modelos são estéticas.
Leia mais avaliação do Jornal do Carro
O Land Rover Range Rover Sport foi avaliado pelo Jornal do Carro na opção de entrada, SE com motor a diesel. Essa configuração tem preço de R$ 440.211 e motor turbodiesel 3.0 V6 de 306 cv.
Esse mesmo propulsor está disponível para a configuração HSE, que acrescenta itens como abertura da tampa do porta-malas por gestos e ar-condicionado com três zonas (duas no SE). A tabela é de R$ 488.229.
No segundo semestre, chegará a versão que traz mudanças além da estética. Trata-se da esportiva SVR, cujo motor V8 passou de 550 cv para 575 cv. O preço já foi definido: R$ 739.600.
O Land Rover Range Rover Sport de entrada passa a vir com painel virtual (tela de 12,3”), o mesmo disponível na linha Velar. Ele é comandado por botões giratórios sensíveis ao toque disponíveis no volante, nos quais também se configura a central multimídia.
Por falar nesse sistema, ele é um dos destaques na linha 2018 do Land Rover Range Rover Sport. Igual à do Velar, ela tem tela (10”) cuja inclinação pode ser ajustada, algo útil para horas diferentes do dia, facilitando a visualização de acordo com a incidência dos raios de sol.
Sensível ao toque e intuitiva, a tela comanda e projeta dados a central multimídia e de outros sistemas do carro, como a câmera traseira – com imagens de uma nitidez impressionante.
Outra novidade é a segunda tela, também de 10” e sensível ao toque, posicionada entre a da central multimídia e o console central. Por meio dela, são comandados ar-condicionado e os modos de condução do sistema Terrain Response, que alteram as respostas de suspensão, câmbio e motor e o modo de atuação da tração 4×4.
A cabine traz ainda novas entradas USB e HDMI, tomadas de 12V, dois porta-luvas e pequena geladeira com altura para uma garrafa de um litro. Por fora, são novos os faróis full-LEDs, o desenho das lanternas (também de LEDs), a grade do tipo colmeia, os para-choques e as saídas de escape.
Rodando
O bom torque de 71,3 mkgf ajuda a compensar a potência que, apesar de alta, tem de “carregar” mais de duas toneladas. O Land Rover Range Rover Sport V6 responde com vigor ao acelerador.
Porém, quando é preciso fazer uma retomada mais rápida (como em ultrapassagens), com o pé fundo no pedal, ele perde um pouco de fôlego após o primeiro ímpeto.
Com diversos controles eletrônicos e suspensão bem ajustada, além de respostas precisas da direção, o jipão surpreende pela boa estabilidade aliada ao extremo conforto a bordo.
Outros destaques do Range Rover Sport são o amplo espaço interno para cinco pessoas (não há túnel central alto atrás) e o acabamento interno impecável e sofisticado.
Land Rover Range Rover Vogue
O Land Rover Range Rover Vogue chega com três versões turbodiesel. A de entrada traz o V6 de 3 litros e 258, e tem preço de R$ 614.819.
A SE é equipada com o 4.4 V8, que entrega 339 cv. Seu preço sugerido é de R$ 718.614. O mesmo propulsor equipa o Range Rover Autobiography, tabelado em R$ 757.114.
No segundo semestre, chega o Range Rover Autobiography com motor 5.0 V8 Supercharged, de 525 cv. O preço sugerido é de R$ 790.114. Assim como no Range Rover Sport, todos os Vogue têm câmbio automático de oito marchas.
FICHA TÉCNICA – LAND ROVER RANGUE ROVER SPORT SE
Preço sugerido – R$ 440.211
Motor – 3.0, V6, 24V, turbo, diesel
Potência – 306 cv a 4.000 rpm
Torque – 71,3 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio – Automático, 8 marchas
Entre-eixos – 2,92 metros
Porta-malas – 780 litros
FONTE: LAND ROVER