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Volkswagen revela o I.D. R Pikes Peak
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Volkswagen revela o I.D. R Pikes Peak

O I.D. Pikes Peak é um superesportivo elétrico preparado pela Volkswagen para disputar a tradicional prova de subida de montanha, no Colorado, EUA

Redação

22 de abr, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Volkswagen I.D. R Pikes Peak
Crédito:Protótipo da Volkswagen tem dois motores elétricos que produzem 680 cavalos. Segundo a montadora, ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,25 segundos. Foto: Volkswagen

A Volkswagen revelou hoje o superesportivo elétrico I.D. R Pikes Peak. O modelo tem motor de 680 cavalos de potência, 66,3 mkgf de torque e pesa menos de 1.100 kg. A missão é tentar estabelecer um novo recorde na mais tradicional prova de subida de montanha do mundo, a Pikes Peak, no Colorado (EUA). A competição será realizada no dia 24 de junho.

Atualmente, o recorde para veículos de propulsão elétrica na prova conhecida como “Race to the Clouds” (Corrida para as Nuvens) é de 8m57s118.

De acordo com a Volkswagen, o I.D. R Pikes Peak é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,25 segundos, “mais rápido do que um carro de Fórmula 1”, enfatizou a marca alemã durante a apresentação oficial do carro, hoje (22), na França.

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Segundo a marca, o objetivo ao desenvolver o modelo não foi apenas buscar o máximo de performance, como normalmente ocorre em carros de corrida, mas sim encontrar um balanço entre energia e peso.

O I.D R Pikes Peak é dotado de dois motores elétricos, alimentados por baterias de íon de lítio. Ao contrário do que ocorre em automóveis elétricos de produção, no protótipo de corrida as baterias não precisam de garantir grande autonomia, mas sim a mais alta potência possível para levar o carro ao topo da montanha.


O piloto francês Romain Dumas será o responsável por levar o superesportivo ao cume da montanha, no trajeto sinuoso e desafiador de 20 km de extensão.

Em seu currículo, Dumas acumula três vitórias em Pikes Peak e duas na 24 Horas de Le Mans.

A prova começa a 2.862 metros acima do nível do mar, e sobe mais 1.440 metros até o topo. No total, são 156 curvas. Além de tudo isso, as condições climáticas podem mudar repentinamente. A 4.302 metros, no alto do pico, em junho, a temperatura pode ficar abaixo do ponto de congelamento.


Para você ter uma ideia mais precisa de o que é Pikes Peak, dê uma olhada neste vídeo do piloto Ken Block, ao volante de um Mustang. Obviamente, o esportivo da Ford não tem absolutamente nada a ver com o superesportivo elétrico da Volkswagen, mas a montanha é essa aí:

 


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

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Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.