Sete décadas de história da Porsche
A Porsche comemora setenta anos lembrando seu passado repleto de inovações e conquistas como inspiração para o futuro
Há 70 anos, o nome Porsche é sinônimo de carros esportivos de altíssimo desempenho. E tudo começou em 8 de junho de 1948, quando um roadster com carroceria número 356 foi o primeiro automóvel registrado com seu nome, fato que marcou o nascimento da fabricante. Se a história da Porsche começou a ser escrita há sete décadas, a fundação da fabricante foi fruto do árduo trabalho do professor Ferdinand Porsche.
O primeiro Porsche foi produzido em Gmünd (Áustria), para onde a família se mudara por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1950, de volta a Stuttgart-Zuffenhausen, a empresa iniciou a produção em série do modelo. No ano seguinte, o primeiro triunfo da marca na famosa 24 Horas de Le Mans, com um 356 devidamente preparado, chamou a atenção do mundo do automobilismo.
Em 1953, surgiria um dos primeiros mitos da Porsche em termos de inovações para as pistas: o 550 Spyder, roadster com chassi tubular de alumínio e motor central. Além do equilíbrio excepcional (com o piloto, a distribuição de peso entre os eixos era de quase 50%/50%), o modelo contava com motor central de quatro cilindros boxer, duplo comando de válvulas e dois carburadores Solex, com ótimos 110 cv. O carro pesava 550 kg, mas não foi esse detalhe que inspirou seu nome, e sim o número do projeto.
O sucesso da Porsche no automobilismo motivou a empresa a investir na Fórmula 1 e o resultado não poderia ser outro: em 1962, o modelo 804 venceu o GP da França, em Rouen, conduzido por Dan Gourney. No mesmo ano, a fábrica de Stuttgart-Zuffenhausen comemorou a produção do veículo número 50.000 (um 356 B).
Outro marco na história da Porsche ocorreu em 12 de setembro de 1963, no Salão de Frankfurt (Alemanha), quando a empresa apresentou o 901, protótipo do sucessor do 356, que se destacava pelo motor boxer de seis cilindros com comando de válvulas no cabeçote. O nome, porém, teve de ser alterado posteriormente, pois a Peugeot havia registrado todas as combinações de três dígitos com zero no meio.
Ao completar 70 anos, a história da Porsche não para: a marca exibe fôlego e dinamismo para seguir em frente, sempre buscando inovações que tornem seus carros importantes não só na rica história da marca, mas de toda a indústria automotiva.
Porsche investe em inovações nas pistas e nas ruas
O ano de 1964 seguiu com a Porsche apresentando inovações. Nas competições, o 904 Carrera GTS foi o primeiro modelo da marca a contar com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro. O motor central era o mesmo boxer 2.0 de seis cilindros e dupla carburação que se tornaria famoso sob o capô do 911. O modelo deu origem à Série 900, com a qual a marca conquistaria diversas vitórias nas pistas.
Em 1970, a Porsche começou a produzir o 914, pequeno cupê de dois lugares criado para oferecer esportividade, mas com preço acessível. Para tanto, o carro – criado em parceria com a Volkswagen – trazia na versão de entrada motor VW de quatro cilindros e 80 cv, enquanto o topo de linha possuía motor Porsche 6-cilindros de 110 cv.
As inovações se sucediam. No Salão de Paris de 1974, a Porsche exibiu o 911 Turbo, causando furor entre os visitantes. Visualmente, a novidade – cujo nome-código era 930 – podia ser reconhecida pela carroceria e pelos pneus mais largos, além do defletor dianteiro e do aerofólio traseiro bem dimensionado.
Em 1976, a Porsche construiu, pela primeira vez em sua história, um modelo com motor dianteiro e configuração transeixo (com câmbio no eixo traseiro motriz). O visual gerou alguma polêmica no início, mas o carro tornou-se um sucesso, com 150 mil unidades produzidas em 12 anos.
Em 1982, a Porsche obteve uma série de recordes no automobilismo, como as cinco primeiras colocações na classificação geral da 24 Horas de Le Mans. A marca também emplacou as três primeiras posições em Daytona, além de conquistar o título (de fabricantes e de pilotos) do Mundial de Endurance e do campeonato americano IMSA.
No ano seguinte, vieram mais novidades: a Fórmula 1 assistiu à estreia do motor TAG Turbo equipando os carros da McLaren. O V6 turbo de 1.5 litro era capaz de gerar impressionantes 1.000 cv e construiria um retrospecto de 25 vitórias e três títulos mundiais. A inscrição “TAG Turbo made by Porsche” na tampa dos cabeçotes virou um ícone entre 1984 e 1986.
Atenta aos movimentos do mercado, a marca lançou, em 2002, o Cayenne, o primeiro SUV na história da Porsche. Criticado pelos fãs mais radicais, o modelo logo se transformou em um dos mais desejados pelo público em todo o mundo, atraindo novos consumidores.
Em 2009, a Casa de Zuffenhausen investiu em uma nova frente com o Panamera. Com esse modelo – que também rapidamente se tornou sucesso de vendas – a Porsche passou a levar a tecnologia das pistas para o segmento premium, conquistando mais admiradores e clientes.
O inovador esportivo híbrido 918 Spyder foi lançado oficialmente durante o Salão de Frankfurt de 2013. Mas, dias antes, ele havia estabelecido o novo recorde do circuito de Nürburgring-Nordschleife, completando a volta de 20,6 km em incríveis 6 minutos e 57 segundos. No ano seguinte, a Porsche anunciou seu retorno à categoria principal na 24 Horas de Le Mans com o 919 Hybrid.