No ano passado, o Hyundai HB20S estava quase sempre na lista dos 20 carros mais vendidos do Brasil. Agora, ele não chega nem perto desse grupo. Muito pelo contrário.
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Em abril, o Hyundai HB20S foi apenas 30º veículo mais emplacado do mercado. A notícia pior, no entanto, não é esta.
O Hyundai HB20S foi apenas o sétimo sedã compacto mais vendido do Brasil. Não, você não leu errado. Ele foi mesmo o sétimo.
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Atrás dele, ficaram apenas modelos já em fim de ciclo, como o Siena, e sedãs compactos premium (sem motor 1.0), como City e Cobalt.
E por falar em sedãs compactos premium, tanto Virtus quanto Cronos ficaram à frente do Hyundai HB20S. O Cronos, mesmo sem versão 1.0, nem é tão mais caro. Já o Virtus parte de R$ 9 mil a mais.
Mas o que está acontecendo com o Hyundai HB20S? Será culpa da chegada do Cronos e do Virtus? Em parte, pode até ser. Com exceção do Prisma, o lançamento dos dois novatos abalou bastante o segmento.
Porém, no caso específico do HB20S, os novos concorrentes não são as principais razões. É a Hyundai a principal “culpada”.
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Hyundai HB20S é bola da vez
Hyundai-Caoa e Hyundai HMB são operações separadas no Brasil. A primeira, controlada por grupo brasileiro e com fábrica em Anápolis (GO), produz aqui o ix35 e o Tucson, além de vender importados da Hyundai.
A HMB é controlada pela matriz da montadora, na Coreia do Sul. Sua fábrica, em Piracicaba (SP), é responsável pela fabricação de HB20, HB20S e Creta.
O problema está na planta da Hyundai HMB. A fábrica de Piracicaba já está com capacidade totalmente saturada.
A planta é capaz de produzir 180 mil unidades por ano, podendo chegar a 190 mil neste ano, segundo a Hyundai HMB. Também conforme a montadora, não há perspectiva de ampliação de capacidade a curto prazo.
Assim, para suprir o mercado, já que produz três modelos de sucesso, a montadora está tendo de equilibrar o mix de produção dos carros. Em outras palavras: para aumentar o volume de um, é preciso reduzir o de outro. E a bola da vez é o Hyundai HB20S.
Os outros modelos
Pode prestar atenção: quando um Hyundai de Piracicaba vai bem, o outro começa a perder espaço. No fim do ano passado, o HB20 vinha sendo ameaçado pelo Ka.
Em contrapartida, o Creta começava a disputar com o HR-V o primeiro lugar dos SUVs compactos. Houve mês, inclusive, em que chegou a ficar à frente do Compass, e liderar todo o segmento de utilitários-esportivos.
Então veio o primeiro trimestre de 2018, e o Creta começou a perder bastante espaço, como você pode verificar em detalhes aqui. Além disso, o Ka voltou a ameaçar o HB20.
Tanto que o Ford fechou o trimestre pouco à frente do Hyundai.
Então, em abril, o HB20 não apenas retomou sua liderança. Ele ultrapassou o Ka no acumulado do ano.
Já o Creta foi o segundo SUV compacto mais vendido do Brasil, deixando Kicks e HR-V para trás. Se os dois cresceram, alguém tinha de sair perdendo.
Quem foi? O Hyundai HB20S. O modelo teve apenas 2.651 emplacamentos em abril. O líder, Prisma, somou 6.635, ante as 3.862 do Virtus, segundo colocado.
O terceiro foi o Ka+ (3.525), seguido por Cronos (3.382), Etios Sedan (3.255) e Voyage (2.825).
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