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Fiat Argo tem nova versão de entrada
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Fiat Argo tem nova versão de entrada

Nova versão Fiat Argo 1.0 custa R$ 44.990, tem motor 1.0, rodas de aço de 14" e fica abaixo da Drive

Redação

16 de mai, 2018 · 2 minutos de leitura.

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fiat argo
Fiat Argo
Crédito:

O Fiat Argo ganhou uma nova versão de entrada. A variante mais barata agora atende por Argo 1.0 e custa R$ 44.990. Esse valor é R$ 2.800 menor que o da Drive 1.0, a R$ 47.790. A proposta, segundo a Fiat, é deixar o hatch ainda mais competitivo, melhorando as vendas.

A nova versão traz como itens de série ar-condicionado e vidros dianteiros, travas e direção elétricos. Há ainda sistema start&stop, computador de bordo e volante com regulagem de altura. As rodas de 14 polegadas são de aço.

Para quem quiser deixar a versão mais equipada, a Fiat vai oferecer dois pacotes: Convenience e Rádio Connect. O primeiro traz rádio Connect, vidros traseiros e retrovisores elétricos, repetidores de seta integrados e função tilt down. No segundo, há aparelho com audio streaming, bluetooth e volante multifuncional.

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Briga do Fiat Argo com o VW Polo

A chegada dessa nova versão tem como missão principal melhorar a posição do Argo na briga com o Volkswagen Polo, seu principal rival. O modelo da VW chegou ao mercado meses depois do Fiat e ainda assim se saiu melhor em vendas.

Considerando apenas o mercado acumulado de 2018, até abril, o VW Polo já é o 4º colocado. São 23.538 unidades emplacadas, contra os 17.818 exemplares do Argo. Isso coloca o hatch mineiro na 9ª posição no ranking de vendas da Fenabrave.

 


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.