A Chevrolet está lançando uma linha especial de produtos licenciados do Opala, como kit de churrasco, porta-copos e placas de parede. A ação, promovida por meio da Chevrolet Fan Store, ocorre em comemoração ao aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro carro da marca no Brasil.
Os itens já estão disponíveis na internet pelo site www.chevroletfanstore.com.br. Ao todo, são 36 artigos entre objetos de decoração e de uso pessoal. Alusivas aos modelos mais emblemáticos do Opala, como a versão esportiva SS, as peças da coleção também estão à venda em lojas de decoração do País.
Os produtos foram lançados oficialmente em evento realizado no Sambódromo do Anhembi nesta terça-feira (15). A festa de lançamento dos produtos, chamada de “Noite da linha Opala”, contou com exposição de carros antigos e modificados.
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VOLKSWAGEN VOYAGE
Robustez, confiabilidade mecânica e o bom torque do motor AP 600 de 1,6 litro fazem do Voyage uma opção interessante. Ele tem os mesmos predicados do Gol, com uma vantagem: o três-volume foi menos desejado pelos jovens de sua época que o hatch, o que aumenta as chances de encontrar hoje um exemplar que não tenha sido maltratado.
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FIAT 147
Compacto e fácil de manter, o 147 tem lá seu charme e seu valor não inflacionou como o de outros "velhinhos", o que faz dele uma boa porta de entrada para o mundo dos antigos. Os exemplares derradeiros, fabricados em 1986, ostentavam o mesmo conjunto ótico que havia sido usado pelos "primos nobres" Spazio e Oggi. A versão que aparece na foto, a esportiva Rallye, é a mais rara da linha.
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FORD CORCEL II
Outro modelo que não foi "descoberto" pelo mercado de antigos e, por isso, pode ser uma boa oportunidade de compra. Grande por dentro, leva a família com conforto, e a mecânica herdada do Renault Gordini não tem manutenção cara. Prefira as versões com motor 1.6, que foi introduzido em 1979. O conjunto mecânico das unidades mais antigas, com motor 1.4 e câmbio de quatro marchas, sofre para mover o peso do carro - muitos proprietários trocam a caixa por uma de cinco velocidades.
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VOLKSWAGEN FUSCA
Preço baixo, estilo simpático, mecânica simples e barata de reparar e, especialmente, um grande valor afetivo na memória do brasileiro. Está dada a receita de sucesso do Fusca no mercado de antigos. Além disso, o VW pode ser aquele empurrãozinho que falta para turbinar sua vida social: basta sair com o carro pelas ruas para fazer novas amizades, tantas são as pessoas que abordam os donos, movidas pelo carinho sem fim pelo modelo.
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CHEVROLET MONZA
Verdadeiro fetiche da década de 1980, o Chevrolet Monza exerceu protagonismo singular entre os sedãs médios da época e, ainda hoje, mantém a pose ao rodar pelas ruas. Sua legião de fãs é enorme e bastante articulada em clubes, o que ajuda na hora de buscar peças. As safras que precederam a controversa reestilização de 1991, conhecida como fase "tubarão", são mais valorizadas, especialmente as fabricadas a partir da segunda metade de 1985, com conta-giros no painel e bancos com apoios de cabeça reguláveis.
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VOLKSWAGEN SANTANA
O arqui-inimigo do Monza também se garante nesta lista, principalmente por conta de sua solidez à toda prova, comprovada por milhares de taxistas Brasil afora. Mas essa robustez pode acabar sendo a desgraça do modelo: muitos exemplares foram sendo transformados em carros de trabalho, desses que levam material de construção. Os exemplares íntegros tendem a virar itens de colecionador.
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CHEVROLET KADETT GS e FORD ESCORT XR3 CONVERSÍVEIS
Os dois rivais formavam, com o VW Gol GTS, a trinca de "hot hatches" que disputavam a preferência do consumidor na virada das décadas de 80 e 90. Mas apenas o Ford e o Chevrolet tinham versão conversível, o que faz deles as opções mais acessíveis para quem busca um carro antigo sem capota. Ambos têm bom desempenho (a partir de 1990, o XR3 deixou para trás o fraco motor CHT 1.6 e passou a usar um 1.8 de origem VW) e mecânica sólida.
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VOLKSWAGEN KOMBI
Não dá para deixar de fora desta lista a "Velha Senhora". Seu enorme carisma fez dela um ícone pop. Se a manutenção do motor VW a ar é fácil, encontrar peças de acabamento das safras mais antigas pode ser desafiador. E isso só tende a se agravar, já que mais e mais exemplares sobreviventes da van estão sendo exportados na surdina para colecionadores europeus. Se você sonha em ter uma Kombi antigona, é bom não dormir no ponto: a hora é agora.