O CEO da Fiat Sergio Marchionne sinalizou que a Fiat deverá parar de produzir carros de passeio na Itália, seu país de origem. A fabricante vai mover a produção do Panda para a Polônia, onde já faz o 500 europeu. O Alfa Romeo MiTo, também fabricado na histórica planta de Melfi, terá a produção paralisada até que seu futuro seja definido.
No lugar dos dois compactos, a Fiat começará a fazer o Maserati Levante e um futuro SUV grande da marca de esportivos. A Jeep também ganhará espaço na fábrica de Melfi. A unidade será reaparelhada para acomodar as novas linhas de produção.
Atualmente, o Tipo já é feito na Turquia e o 500L na Sérvia. O 500X ainda é produzido na Itália; o destino do utilitário ainda não foi definido.
Uma outra fábrica da Fiat, em Pomigliano, já está pronta para começar a fazer um novo SUV compacto da Jeep. O novo modelo será menor que o Renegade e poderá ter motorização híbrida. Será a primeira do tipo no grupo Fiat.
Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook
Essas mudanças deverão deixar a Fiat com apenas dois carros na Europa, o Panda e o 500 (e seus derivados como o 500L e 500X). No entanto, isso, não deve ser um problema para a FCA.
Sucesso da Jeep
Segundo informações da agência Bloomberg, a Fiat teve queda de 12% no mercado europeu. Já a Jeep saltou 42% em março passado, em relação aos números de 2017.