Em breve, o Ford Ka receberá atualizações importantes. Boa parte delas está sendo antecipada pelo novo Ka Freestyle, versão de apelo aventureiro.
A nova opção, que chega em julho como parte da linha 2019, virá bem recheada de itens de série, será a de topo da gama e terá tabela de R$ 63.490. Além disso, vai aposentar as versões Trail.
O preço inicial do novo Ka Freestyle é para o carro com câmbio manual – com o automático de seis velocidades, inédito na linha, a tabela parte de R$ 67.990. Essa transmissão faz par com o motor 1.5 de três cilindros que estreou no EcoSport e também é inédito no Ka.
Basicamente, o cliente só pode optar pela cor e o tipo de câmbio, já que o hatch vem bem completo. Há itens como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico e nova central multimídia com tela de 6,5 polegadas – a mesma do EcoSport.
Além disso, o novo Ka Freestyle ganhou air bags laterais e do tipo cortina. Controles de tração e estabilidade fazem parte do pacote, bem como câmera e sensores de obstáculos na traseira.
Visual do novo Ka Freestyle
O visual é um dos chamarizes do novo Ka Freestyle. Embora haja uma profusão de vincos e linhas fortes nos para-choques, que serão diferentes nas demais versões, ao vivo o resultado é bom.
O acabamento melhorou e traz materiais de melhor qualidade. Os plásticos do painel continuam simples, mas os encaixes são mais bem feitos e a cabine ficou mais silenciosa. O senão é o espaço interno. Atrás, apenas dois adultos de estatura média viajam com conforto.
Melhorias
Em movimento, o Ka aventureiro mostrou rodar mais maduro. A suspensão quase não faz barulhos, mesmo sobre pisos ruins. A estabilidade continua boa e seu novo acerto deixou o Freestyle mais confortável que o Ka anterior.
O motor 1.5 só se torna audível em rotações elevadas, acima dos 4 mil giros. Mesmo assim, o ruído não chega a incomodar.
O três-cilindros, aliás, surpreende no Ka. O carro não chegou a ficar um “canhãozinho”, mas garante bom desempenho. O câmbio automático faz trocas suaves e prioriza a economia, procurando sempre estar na marcha mais alta possível.
Embora isso possa passar sensação inicial de lentidão nas respostas, basta pisar mais fundo no pedal do acelerador para a transmissão “acordar”, reduzir marchas e fazer o Freestyle deslanchar. Feito isso, as retomadas ficam bem rápidas.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido R$ 67.990
Motor 1.5, 3 cil., 12V, flexível
Potência (cv)* 137 a 6.500 rpm
Torque (mkgf)* 16 a 4.750 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Peso 1.135 quilos
Comprimento 3,95 metros
*Dados com etanol; Fonte: Ford