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Mini conversível chega ao Brasil no final do ano
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Mini conversível chega ao Brasil no final do ano

Renovado, assim como o hatch, Mini conversível chegará no final do ano às lojas

Redação

17 de jul, 2018 · 2 minutos de leitura.

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mini
Mini conversível
Crédito:

Depois de apresentar e confirmar preços do Mini hatch, a marca britânica anunciou a chegada da versão conversível ao Brasil no final do ano. Assim como o hatch, o conversível trará a mesma reestilização visual e mecânica apresentada antes.

Visualmente, há novos faróis com acabamento preto e lanternas com a bandeira do Reino Unido estilizada dentro das máscaras. Ela também está no teto de lona. O logotipo da marca também é novo, como parte da renovação da gama.

Outra novidade que estará no Mini conversível é a central multimídia que passa a trazer notícias em tempo real. Nova também é a transferência de rotas planejadas no smartphone para o sistema de navegação do carro. O aparato é batizado de Mini Connected. Agora, ele também é compatível com Apple CarPlay (para espalhamento de smartphones com sistema operacional IOS).

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Mecânica

O Mini conversível terá a substituição da transmissão automática pela automatizada de sete marchas e duas embreagens. Assim como o hatch, deve ser oferecido nas opções 1.5 de 135 cv e na 2.0 de 192 cv, ambas a gasolina e com turboalimentação.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.