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VW Polo e Virtus ganham som premium Beats
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VW Polo e Virtus ganham som premium Beats

Som premium Beats está disponível para Polo e Virtus nas versões Comfortline e Highline

Redação

06 de ago, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Polo e Virtus beats
VW Polo Beats
Crédito:Crédito: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen divulgou mais novidades da linha 2019 de Polo e Virtus. Agora, os modelos ganharam um novo pacote de opcionais que adiciona o sistema de som premium Beats. Esse kit está disponível para as versões Comfortline e Highline.

O sistema de som Beats tem 300 watts de potência e um amplificador digital de oito canais. São quatro alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com ajustes independentes. Além disso, o pacote traz o logo da versão nos para-lamas dianteiros e os espelhos retrovisores na cor vermelha, independentemente da cor da carroceria (Prata, Cinza, Branco e Preto). Por dentro, a faixa central do painel e a costura dos bancos vêm no mesmo tom de vermelho. A soleira também traz o nome da versão.

No Polo, o preço do pacote é de R$ 2.872 para a Comfortline e R$ 2.278 para a Highline. No Virtus, os valores são de R$ 2.083 e R$ 2.050 para Comfortline e Highline, respectivamente. A diferença para os preços, segundo a VW, é que a Highline já traz as rodas de 16 polegadas de série.

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Polo e Virtus

De série para todas as versões há direção com ajuste de altura e distância, controles de estabilidade e tração, faróis de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, entre outros.

O motor é o 1.0 turbo que rende até 128 cv e 20,3 mkgf com etanol, que a Volkswagen chama de 200 TSI, em alusão ao torque do motor em Newton Metro (200 Nm). A transmissão é a automática de seis marchas com opção de trocas por aletas atrás do volante ou na alavanca.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.