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Mini hatch tem novas cores na linha 2019
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Mini hatch tem novas cores na linha 2019

Modelos com duas e quatro portas têm até 400 combinações possíveis de cores e faixas sobre o carro; Mini parte de R$ 119.990

Redação

13 de ago, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Mini Cooper tem nova cor Laranja Solaris
Crédito:Foto: Mini
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A Mini adicionou três novas cores ao catálogo dos hatches de duas e quatro portas no Brasil. As novidades fazem parte da linha 2019 do modelo e estão disponíveis nas versões Cooper e Cooper S. Agora, os Cooper têm 12 opções e o Cooper S 13 possibilidades de cores externas. São novos os tons de laranja, cinza e azul.

O teto também pode ser preto, branco ou na cor do carro. Já a versão esportiva John Cooper Works tem 14 opções de cores externas, mas o teto é sempre vermelho. Apenas nos JCW com carroceria vermelha o teto é diferente, pintado de preto.

Os hatches também podem ser personalizados com faixas sobre teto e capô. Nas cores branco ou preto, elas são pintadas durante o processo de fabricação do carro. Ao todo, são mais de 400 combinações possíveis.

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Linha Mini

O Mini hatch é vendido no Brasil em opções de duas e quatro portas, e nas versões Cooper, Cooper Exclusive, Cooper S, Cooper Top e John Cooper Works. As Cooper têm motor 1.5 de três cilindros turbo com 136 cv. O Cooper S usa um 2.0 turbo de 192 cv e ambos ganharam um novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A esportiva JCW tem o mesmo 2.0, mas com 231 cv e câmbio automático de oito marchas. Os preços partem de R$ 119.990.

 

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.