Quando o objetivo é escapar da loucura do dia a dia e buscar refúgios em lugares remotos, longe de cidades e até mesmo da internet, poucos carros têm a capacidade de transpor os obstáculos que estão entre o caos e a paz. Após o Land Rover Defender dizer adeus, o principal representante da categoria de jipes robustos com alta capacidade off-road é o Wrangler. A “razão de ser” desse SUV é vencer qualquer barreira que esteja à sua frente.
A nova geração do Wrangler vem aí. Embora tenha mantido seu estilo quadrado e histórico quase inabalado, é um carro bem diferente do anterior. Mudou de plataforma, recebeu mais tecnologia e teve sua capacidade off-road aprimorada.
A Jeep vai lançar o novo Wrangler no Brasil no primeiro trimestre de 2019. Antes, a nova geração do utilitário estará no Salão do Automóvel, em novembro.
Por ora, está confirmada a versão Rubicon, com duas ou quarto portas. Ela trará o motor 2.0 turbo a gasolina, inédito na linha. Esse propulsor, que tem 273 cv, estreou no Cherokee (modelo que não é mais vendido no Brasil).
O preço ainda não foi definido. Porém, ficará acima dos R$ 210 mil máximos cobrados pela geração atual, que ainda tem unidades em estoque no Brasil.
Também estão em estudo as versões Sahara e a 2.2 turbodiesel. A outra opção de propulsor disponível nos EUA, 3.6 V6 a gasolina, não irá ao Brasil.
Mudanças visuais
Visualmente, a principal mudança está na grade frontal mais pronunciada. O capô ganhou vincos e ficou mais robusto. Os para-lamas têm espessura maior e ganharam elementos ópticos de LEDs.
O acabamento interno melhorou bastante e ganhou um quê de sofisticação. Há bancos de couro e revestimento de plástico emborrachado. A central multimídia, com tela sensível ao toque, traz Android Auto e Apple Car Play.
Outra novidade está no teto de lona removível. Agora, ele tem acionamento elétrico e pode ser aberto em vários níveis, comodidade oferecida em algumas versões de quatro portas. Há opções que são conversíveis, com teto rígido que pode ser retirado manualmente.
O novo Wrangler também ganhou melhorias nos ângulos de ataque e transposição. Além disso, para ficar mais leve, traz várias partes de alumínio (inclusive as portas e tampa do capô). Com isso, perdeu 90 kg.
On e off-road
O novo 2.0 turbo dá boa capacidade de aceleração e retomada ao Wrangler, graças aos 40,8 mkgf de torque disponíveis a 3 mil rpm. O câmbio automático de oito marchas, suave e rápido, faz excelente trabalho.
Mas é no off-road que o Wrangler mostra o melhor de si. Levamos o carro ao extremo na trilha Rubicon, na Califórnia, uma das mais famosas dos EUA. Em trajeto com solo de pedras de diversos tamanhos, o carro não encontrou resistência.
Seus pneus altos são montados em rodas de 17 polegadas. Em alguns momentos, apenas duas ficaram em contato com o solo, e ainda assim o Wrangler conseguiu vencer o desafio.
São vários os recursos mecânicos e eletrônicos que auxiliam o Jeep. Ele é feito sob chassi e apresenta alta resistência aos impactos com as pedras encontradas pelo caminho.
A tração 4×4 é acionada por alavanca. Todo o trecho off-road foi percorrido em reduzida. O Wrangler tem ainda um diferencial autoblocante que o auxilia na missão de vencer obstáculos.
Em algumas situações pode-se travar a força em 25% para cada roda. Em outras, o motorista pode optar por jogar toda a tração para a traseira. Para isso, basta mover um botão na parte inferior do painel central para cima e para baixo.
Há ainda a possibilidade de desconectar o controle eletrônico da barra estabilizadora. Em condição normal, ele fica ligado, ajudando a evitar alta rolagem de carroceria em trechos on road. Porém, pode ser desativado para dar mais flexibilidade à carroceria em trilhas.
Ficha técnica
Motor – 2.0, 4 cilindros, 16V, turbo, gasolina
Potência– 273 cv a 5.250 rpm
Torque – 40,8 mkgf a 3.000 rpm
Câmbio– Automático, 8 marchas
Comprimento – 4,78 metros
Entre-eixos – 3 metros
Altura – 1,86 metros
Largura – 1,87 metro
Peso – 2.034 quilos