WR, as motos bicampeãs do Rally dos Sertões
Linha WR oferece motores ajustados, tecnologia e conforto para longas aventuras

A fama da linha WR, da Yamaha, já cruzou fronteiras, porque seus modelos são conhecidos pela resistência nas competições de enduro. A prova maior está no bicampeonato do Rally dos Sertões, na categoria Super Production, liderado por Ricardo Martins, que esteve a bordo de uma WR 450F, de Goiânia (GO) a Fortaleza (CE).
Famosas por possuírem engenharia de primeira qualidade, muita tecnologia e por serem extremamente confortáveis – mesmo quando submetidas a desafios extremos –, as motos da linha WR utilizam uma variedade de itens e atualizações encontradas nos modelos YZ450F e FX.
Embora sejam semelhantes visualmente e de dividirem todas as ótimas características dos modelos da Yamaha, como a robustez e a estabilidade, as duas motos da linha WR caminham em lados opostos. Afinal, para quem está na pista, a diferença de potência entre uma e outra é muito grande.
A WR 450F, bicampeã do Rally dos Sertões, oferece força e torque impressionantes no motor de 449 cc, que passou por reformulações na central eletrônica do motor (ECU). É possível maneirar nas reduzidas e explorar mais subidas e arranques sem se importar muito com o que o pé direito precisa fazer com as cinco marchas disponíveis. Toda essa capacidade está presente em um pacote muito bem acertado.
A 450F possui radiador, pneus específicos de enduro, roda traseira de 18 polegadas, protetor do motor, farol, lanterna em LED e um computador de bordo em LCD, além da injeção de combustível e corpo de aceleração de 44 mm. Tudo aliado à praticidade da partida elétrica por botão.
A WR 250F não fica atrás. Seus pneus são novos, assim como a calibragem da suspensão da conceituada KYB. Frente e traseira são totalmente ajustáveis – na dianteira, o garfo é invertido com tubos internos de 48 mm e 310 mm de curso (e 318 mm na traseira).
Para criar um centro de gravidade inteligente e dar equilíbrio à 250F, a Yamaha projetou uma posição estratégica para motor e tanque, dentro do chassi de berço duplo. Isso faz com que a moto esteja apta a todos os tipos de manobra, com a agilidade que qualquer piloto de enduro espera.
O motor, com 4 tempos e 4 válvulas revestidas de titânio, recebeu novo cabeçote e pistão, teve o eixo de comando revisto e atualizações na ECU. A injeção de combustível de alto desempenho contribui para que ela apresente nível de respostas extremas, transformando a WR 250F em um pequeno trator.
Ela também conta com o diferencial da sexta marcha, concebido para extrair o máximo em momentos de alta velocidade, como retas em terrenos rochosos ou matas fechadas.
As duas motos da linha WR são vendidas em uma única cor: o característico azul Yamaha. Apesar de nascidas para levantar muita poeira nas trilhas e ficar completamente sujas depois da aventura, as motos possuem visual agressivo e linhas esportivas que merecem ser notadas, além dos garfos musculosos da suspensão dianteira e dos pneus carnudos.