“Quanto fica este carro completo?”. Esta pergunta, que povoa o imaginário dos compradores de carros, pode dar um baita susto dependendo do modelo perguntado hoje em dia. Alguns veículos possuem uma variação tão grande do preço básico para o completão que nem dá para acreditar.
Há de se ressalvar que alguns modelos mudam de tecnologia de motor, de flexível para diesel, e dão grande salto muito em função disto. Mas alguns vão só agregando equipamentos em um caríssimo efeito cascata.
O Fiat Mobi, por exemplo, carro de entrada da marca, começa em R$ 32.590 com quase nada disponível. Vai recebendo itens até chegar a R$ 54.205 com o motor 1.0 de três cilindros e câmbio automatizado. O Volkswagen Up!, concorrente do Mobi, já começa mais caro, a R$ 51.290. Mas chega a R$ 64.069 na configuração Pepper com motor 1.0 Turbo e cor prata, a mais onerosa da palheta.
Outro Volkswagen, o Polo, também segue assim. Começa em R$ 50.670 com o 1.0 três cilindros e vai até R$ 82.147 na configuração 200 Highline 1.0 turbo de até 128 cv. Já o Jeep Renegade tem uma variação ainda maior. Com motor 1.8 Flex e tração 4X2, a versão Custom parte de R$ 69.990. Na de topo, com motor 2.0 diesel, câmbio automático de nove marchas e tração integral, vai a R$ 132.823. Quase o dobro.
Diferença de preço do Compass é gigante
A Fiat Toro e o Jeep Compass seguem o mesmo esquema, inclusive de motores diesel, que são os mesmos. A picape começa em R$ 102.990 com motor 1.8 Flex e câmbio automático de seis marchas. E vai a R$ 152.290 com o 2.0 diesel com câmbio automático de nove marchas. Já o SUV mais vendido do Brasil, na versão Sport básica, tem preço de R$ 109.990 com o 2.0 Flex e AT6. E chega a altíssimos R$ 199.172 na configuração Trailhawk 2.0 diesel, AT9, 4X4. Diferença de R$ 89.182.