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Mini levará Countryman híbrido ao Salão de São Paulo
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Mini levará Countryman híbrido ao Salão de São Paulo

Versão tem 1.5 turbo a gasolina e motor elétrico no eixo traseiro com potência de até 227 cv; Countryman híbrido pode chegar a até 125 km/h apenas com eletricidade

Redação

22 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Versão híbrida tem poucas diferenças visuais em relação a outros modelos
Crédito:Foto: Mini/Divulgação
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A Mini revelou que a principal atração de seu estande no Salão de São Paulo será a versão híbrida do Countryman. A Cooper S E All4 é o primeiro Mini híbrido plug-in, que também pode ser recarregado na tomada. Ainda não há informações sobre quando as vendas do modelo começarão por aqui.

O modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina de três cilindros e outro elétrico, instalado no eixo traseiro. A potência combinada chega a 227 cv e torque a parrudos 39,3 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas. O motor elétrico envia força às rodas de trás, tornando o Countryman híbrido um modelo 4X4.

Segundo a marca, o sistema eletrônico pode coordenar o uso dos dois motores de acordo com as necessidades. Em modo automático, o SUV usa apenas energia elétrica a velocidades de até 80 km/h. Caso o motorista precise de mais força, ou ande mais rápido, o motor a combustão entra em funcionamento. No modo MAX eDrive, o motor elétrico leva o Countryman a até 125 km/h. Um terceiro modo consegue recarregar as baterias durante um percurso, para que o motorista use a carga em situações específicas.

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Algumas tecnologias empregadas nos elétricos i3 e i8 também foram usadas no Mini híbrido. Uma delas é a possibilidade de usar o motor elétrico do eixo traseiro para garantir mais tração e estabilidade, em conjunto com o ESP. O princípio é o mesmo usado no i8. Além disso, o sistema de GPS consegue encontrar rotas mais eficientes e indicar pontos de recarga.

Countryman vem completo

Por dentro, o modelo é igual aos demais Countryman. Há ar-condicionado automático e central multimídia com tela de 8,8 polegadas, mas a praticidade foi ligeiramente comprometida. O porta-malas é menor por causa do motor elétrico e o banco traseiro foi instalado em posição mais elevada para acomodar as baterias. O tanque de combustível também é menor, com 35 litros.

No exterior, a única mudança é uma portinhola que cobre a tomada de carga, localizada no para-lama dianteiro esquerdo. Alguns emblemas também identificam a versão.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.